santo antonio 2

Doclisboa’12: Pelos bairros e aldeias de Portugal

21 de Outubro – Ao início da tarde, duas estreias mundiais: Bela Vista e Sobre Viver, que estão na competição portuguesa de curtas e longas-metragens, respectivamente. Logo depois, e ainda em português mas a competir como longa-metragem internacional, O Milagre de Santo António. Por um lado, um bairro com problemas tipicamente suburbanos e por outro lado, uma amostra das aldeias esquecidas do norte de Portugal.

 Bela Vista – 7,5/10

 O mais recente filme de Filipa Reis e João Miller Guerra. Depois de Cama de Gato, os realizadores trazem novamente para o ecrã o bairro da Bela Vista, em Setúbal.

Um olhar sobre o bairro e as pessoas que o habitam e lhe dão vida. Os prédios outrora ligados tendem a fechar-se agora com portões e varandas, que exprimem as preocupações em relação à segurança.

Sobre Viver – 7/10

Primeira obra de Cláudia Alves, leva-nos até Regoufe, aldeia no norte de Portugal. No cimo de uma montanha, dois pastores reflectem sobre a crescente desertificação, temem o abandono total da aldeia.

Vivem com a sombra dos incêndios e dos ataques de lobo a pairar sobre eles, não descurando no entanto as rotinas a que a terra e os rebanhos os obrigam.

Premissas interessantes mas que depois não acrescentam muito mais, três mulheres que cantam entre ruínas demasiado encenadas e planos demasiado estilizados que demoram mais do que o necessário são, contudo, arestas por limar.

O Milagre de Santo António – 7,5/10

 Produzido pelo festival de Curtas de Vila do Conde e realizado por Sergei Loznitsa, O Milagre de Santo António transporta-nos até à aldeia de Santo António de Mixões da Serra, no norte de Portugal.

É-nos mostrado em detalhe o festival religioso em que a aldeia honra o seu santo padroeiro, onde também os animais são abençoados. E o filme constrói-se de pormenores como a solenidade com que se varrem as folhas em frente à Igreja ou os cavalos que recusam a água benta sobre si.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Festival da Canção
Festival da Canção 2021. Vê as atuações da segunda semifinal