Todas as semanas,  o Espalha-Factos está a recordar as histórias das 9 temporadas de Morangos com Açúcar, com especial destaque para as primeiras, as que mais marcaram uma geração e mais saudade deixam entre o público. Hoje recordamos a terceira temporada.

Esta temporada é escrita pela Casa da Criação, é produzida por Alexandre Hachmeister e realizada por Patrícia Sequeira, Gonçalo Mourão e Duarte Teixeira. A música do genérico da temporada de aulas é da autoria de Ménito Ramos e chama-se Morangomania. Já o tema das Férias de Verão é o tema Verão Azul dos D’ZRT.

httpv://www.youtube.com/watch?v=Yw82oHSbYH0

Matilde (Joana Duarte) e Tiago (Luís Lourenço) são os protagonistas desta série e de uma história de amor que começou em Cuba, num incidente de mergulho. Quando se encontram em Cascais, descobrem que são de escolas diferentes. Matilde pertence ao Colégio da Barra, enquanto Tiago estuda na Escola Secundária dos Navegantes. Sob a égide da nova diretora da Barra (Ana Zanatti), as duas instituições entram numa competição inter-escolas que vai criar rivalidades e pôr a relação de Tiago e Matilde à prova.

.
MATILDE E TIAGO: AMOR À PRIMEIRA VISTA

Matilde Gouveia e Vera Xavier vão passar férias juntas. Matilde costuma viajar com alguma frequência, mas nada a preparou para o que vai acontecer: conhecer Tiago Borges, que passou o verão a trabalhar para ir de férias com o seu amigo Afonso Campos.

Os dois conhecem-se debaixo de água quando Matilde o salva de um acidente de mergulho. O encontro entre ambos é fugaz, mas mágico. Por ironia do destino ficam convencidos que são de países diferentes e que nunca mais se vão encontrar. Quando chegam a Portugal estão os dois apaixonados, mas sem qualquer informação ou forma de contacto. Sem alternativa, resta-lhes tentarem esquecer e seguir com a vida para a frente.

Os desencontros entre Matilde e Tiago sucedem-se, sem eles saberem que afinal estão bem perto um do outro. Entretanto, Tiago conhece Bia, a irmã mais nova de Matilde e começa a namorar com ela. Quando finalmente Tiago e Matilde se cruzam, é demasiado tarde. Matilde é incapaz de “roubar” o namorado à irmã e afasta-se, decidida.

.
COLÉGIO DA BARRA VS ESCOLA DOS NAVEGANTES

O Colégio da Barra foi comprado por uma cooperativa de professores, que estão decididos a manter o normal funcionamento do colégio. O colégio tem uma diretora nova, proposta por Constança, que deposita nela toda a sua confiança. Os alunos do colégio apesar de continuarem a pertencer a diferentes grupos aprenderam a conviver uns com os outros.

A rádio continua a funcionar e agora é Crómio o responsável pela rádio. Tojó começa a ajudá-lo para tentar que a rádio seja mais jovem. A grande novidade este ano é a Escola Secundária dos Navegantes, uma escola pública, localizada nas imediações do colégio da Barra. A existência de um liceu público permite-nos abordar um ambiente menos “clean” e mais aproximado da realidade que o Colégio da Barra. Os alunos dos dois estabelecimentos de ensino cruzam-se e envolvem-se em atividades conjuntas.

.

OS PROFESSORES


Julieta Borges é professora do Colégio da Barra e tem dois filhos: Tiago e Kiko. É casada com Sebastião, professor na Escola Secundária dos Navegantes, que também tem uma filha, Catarina Rodrigues. Sebastião e Julieta já têm um filho em comum: Gil Rodrigues. Esta família está junta há mais de 13 anos, mas continua a viver numa confusão permanente.

Maria José Campos é a nova diretora do Colégio da Barra. Autoritária mas justa, tenta manter a rigidez e a disciplina, quer em casa quer no colégio. Apesar de adorar os filhos, não se consegue aproximar deles. Ficou viúva recentemente e sente necessidade de os ultra proteger. Mas Afonso e Becas é que não estão pelos ajustes.

Quando a professora de matemática vai de licença de parto, Wei Min surge no Colégio da Barra como a professora substituta. Por influência de Wei Min, Zé Luís acaba por dar mais liberdade aos filhos e deixa de controlar Marta de forma tão obsessiva. Depois do casamento, o universo familiar fica muito mais estável e tranquilo. Simão vai estudar com Ana Luísa para Aveiro, Zé Luís aceita uma missão no Iraque e Marta regressa ao colégio da Barra.

Zé Milho vai ser responsável por um atelier de Hip Hop na Escola Secundária dos Navegantes aberto a alunos de outras escolas. Vai treinar um grupo que quer participar no concurso Hip Hop 2005. Deste grupo fazem parte: Matilde, Bia, Marta, Maria, Salomé, Topê e Catarina, que aproveitam os tempos livres para treinar e que dançam em qualquer lado.

.
O BAR DO FRED… E DA ALICE


Fred e Alice, que resolveram viver juntos no final do Verão, têm conseguido manter a harmonia familiar, apesar das loucuras de Dino e Teresinha. Só que Alice descobre de repente que Fred se tinha proposto a aceitar a vinda de estudantes de intercâmbio. A casa de Fred torna-se um lugar ainda mais animado, marcado pela interculturalidade.

O bar do Fred continua a existir na história como ponto de encontro de todos os alunos. Fred e Alice gerem o bar em conjunto, mas sempre às turras um com o outro. Dino e Tojó trabalham como empregados no bar.

.
UM FINAL DIFERENTE DO HABITUAL

O último episódio da temporada de aulas marcou pela diferença, tendo sido gravado ao vivo num espetáculo no Coliseu dos Recreios. Nesta peça musical, ficámos a conhecer o destino de todas as personagens.

Matilde e Tiago acabam por ficar juntos. Primeiro Matilde hesita, mas numa declaração de amor comovente, Tiago consegue finalmente conquistá-la e os dois acabam o ano entrelaçados num beijo apaixonado. Já Afonso, depois de ter sido salvo por Tiago do incêndio no Colégio da Barra, reconcilia-se com o amigo e encoraja-o a ficar com Matilde.

httpv://www.youtube.com/watch?v=H3yOAvWnbTo

Incentivado por Matilde e Susana, o rapaz vai atrás de Marta antes que ela possa partir de vez para a Tailândia com Wei Min, e declara-se a ela. Marta faz-se de difícil mas acaba por admitir que ainda ama Tojó. Os dois partem de mota. Mas têm de voltar para trás quando a gasolina acaba.

Tomé parte de férias para a Europa com a avó e Catarina despede-se dele muito triste. Mónica tenta humilhar Catarina uma última vez, mas ela resiste e faz Mónica perceber que está sozinha no mundo.

Mesmo depois de ser perdoado por Matilde, Nelson não se consegue perdoar a ele próprio, e por isso entrega-se às autoridades. Já Susana, depois de encontrar uma sócia disposta a comprar e gerir o Bar do Fred, continua à frente do bar nas Férias de Verão, com Afonso a ajudá-la.

Depois de tantas maldades, Mónica chumba o ano, é humilhada por Catarina e Crómio, repreendida em palco por Julieta, e acaba sozinha e sem amigos.

.

O INÍCIO DO VERÃO

Numa casa de praia velha os jovens instalam-se para passar o Verão. O projeto é recuperar e transformar a casa numa Surf House. Só que rapazes e raparigas não se entendem e entram em conflito. Está aberta a guerra dos sexos. Para complicar ainda mais as coisas, neste casarão vive há anos uma família de caseiros que não está disposta a perder a sua casa e vai fazer de tudo para expulsar os intrusos.

Maria José regressou do Brasil com Diana, filha de uma amiga Celeste que morreu. Diana, com a morte da mãe herda uma casa de praia em Cascais. Apesar de na propriedade viverem um casal de caseiros e os seus dois filhos, o casarão está mal cuidado e tem vindo a degradar-se.

Com a morte da proprietária, os caseiros Henriqueta e Inácio contavam ficar com o casarão para eles. Mal sabiam eles que Celeste tinha uma filha, a legítima herdeira, que está de volta. Maria José propõe a recuperação e transformação do casarão, num projeto rentável, para assegurar o futuro de Diana.

Como esta não tem orçamento para grandes obras, Afonso e Becas têm a ideia de reunir os amigos para ajudar na recuperação da casa. É Diana que lhes dá a ideia de abrirem uma surf house conceito que viu no estrangeiro.

Matilde, Susana, Mimi, Rita, Sílvia, Becas, Daniela, Diana, Catarina, Bia, Afonso, Tiago, Ed, Crómio, Manel, Cristiano, Lourenço, Jota, Link e Sérgio decidem que este vai ser o seu projeto de férias. Aliás, nada melhor para passar o verão do que uma casa à beira-mar. A praia apela aos desportos náuticos, e o casarão oferece as condições ideais para o armazenamento de pranchas e outro material de surf. Os alunos do Colégio da Barra e da Escola dos Navegantes instalam-se na casa e continuam a encontrar-se na praia e no bar, onde tudo acontece.

Os rapazes ficam numa camarata e começam a pensar num plano de recuperação. É nessa altura, que surge a ideia de fazerem uma festa de inauguração da Surf House. Combinam preparar tudo em segredo para surpreenderem as raparigas. O problema surge quando Lourenço interpreta mal os planos do grupo e decide aparecer na festa com a claque feminina que costuma acompanhar a equipa de futebol. Assim que chegam ao casarão e se deparam com a festa, as raparigas declaram-lhes guerra.

Não contentes com isso, as raparigas dividem o casarão em duas zonas distintas. Cada grupo fica alojado na sua camarata. No meio existe uma zona neutra (a sala) onde se costumam encontrar.

Quem não gosta desta confusão, são Henriqueta e Inácio que estão dispostos a tudo para correr com os jovens dali. Resolvem converter a discórdia a seu favor, fomentando ainda mais as discussões entre rapazes e raparigas na esperança que eles desistam e abandonem a casa. Mas o plano não resulta e o desespero leva-os a cometer os atos mais incríveis para expulsar os jovens.

.
SUSANA E O BAR DO FRED


Com a ida para o Algarve de Fred e Alice, Susana vive momentos de indecisão. Por um lado gostava de ficar em Cascais e comprar o bar ao amigo, mas não tem dinheiro para isso. Por outro, recebe um convite de uma agência de modelos estrangeira que adorou o anúncio que esta fez para a televisão. O aparecimento de Gustavo um ex-namorado que a traiu e a roubou no passado vai levar Susana a questionar-se ainda mais sobre o seu futuro na Praia Azul.

.

O FINAL DA TEMPORADA

No último episódio, Matilde e Tiago ficam juntos e felizes, depois de se reconciliarem no Oceanário, tal como acontecera no início da sua relação. Para além disso, Mónica é presa por ter sido a responsável pelo incêndio no Colégio da Barra. Já Gustavo, depois de perseguir Susana e Afonso no Brasil, é também levado pela polícia, ficando o casal junto e feliz.

httpv://www.youtube.com/watch?v=ieMq2enQUK8 .

.

FRANCISCO ADAM: PARA LÁ DA FICÇÃO

Na série, foi o engraçado Dino, e ao longo de duas temporadas cativou o público. O ator era, Francisco Adam e tinha acabado de saltar para a ribalta nesta sua estreia em televisão. Contudo, a dia 16 de Abril de 2006, o ator, que se fazia acompanhar por dois amigos num veículo, acaba por ter um acidente.

httpv://www.youtube.com/watch?v=z4GE8rL4E-E

Francisco Adam faleceu instantaneamente. Filipe Diegues, irmão da atriz Olga Diegues, um dos grandes amigos de Francisco, também seguia no carro como passageiro, sendo o ator, o condutor. O desfecho da personagem do ator, Dino, teve, lá no fundo, o espírito de Francisco Adam, que sonhava em ter asas, em voar, e que amava a cor-de-laranja. A homenagem foi feita no último episódio da personagem na trama.

Na próxima edição vamos recordar a 4ª temporada de aulas e de verão… não percas, ao fim-de-semana,Geração Morangos, no Espalha-Factos!

______________________

Créditos: Plural (fotografias), Morangos5serie (texto adaptado), Revista Morangos com Açúcar (texto adaptado), Morangosonline (vídeo)