Esta quinta feira (18) estrearam nas salas de Cinema portuguesas seis filmes. Do drama à acão/aventura, passando pela comédia, a escolha do Espalha-Factos para a Estreia da Semana vai para o novo filme de animação de Tim Burton, Frankenweenie. Analisamos ainda o box office nacional da semana passada.

Frankenweenie, a nova longa de animação do realizador Tim Burton, conta a história do cão Sparky e do seu dono, o jovem Victor. Depois de o perder inesperadamente, Victor recorre aos poderes da ciência para trazer o seu melhor amigo de volta à vida – com uns pequenos ajustes. Ele tenta esconder a sua criação pessoal, mas quando Sparky sai à rua, os colegas de escola de Victor, os professores e a cidade inteira apercebem-se que ter “uma nova pata no mundo dos vivos” pode ter consequências monstruosas.

Em Portugal, o filme está disponível na versão original e também em 3D. Este é um remake da curta-metragem original com o mesmo nome, também de Burton, que estreou há 28 anos. No seu fim de semana de estreia nos EUA., a 7 de outubro, Frankenweenie arrecadou 11,412,213 dólares. O Espalha-Factos também já o viu e já escreveu a crítica. Podes lê-la aqui.

A Cidade do teu Destino Final marca outra das estreias cinematográficas desta semana. Realizado por James Ivory, este drama traz-nos a história de Omar, um estudante iraniano, e o seu enredo de intrigas ao ter que escrever uma biografia sobre um falecido autor latino-americano, Jules Gund, para conseguir ajuda financeira para uma bolsa. Anthony Hopkins é uma das estrelas desta trama.

Cilada, de Mike Gunther, tem como enredo a história de dois amigos, Sonny e Vincent, que se juntam para levar a cabo um detalhado assalto, mas que acabam inimigos quando Vincent resolve fugir com o produto do roubo. Bruce Willis e 50 Cent fazem parte do elenco.

Outra estreia desta semana é a comédia francesa de sucesso mundial Astérix & Obélix: Ao Serviço de Sua Majestade. Realizado por Laurent Tirard, nesta aventura, Astérix e Obélix foram escolhidos para levarem a cabo uma delicada missão – meter algum juízo na cabeça de Justforkix, o irritante sobrinho do Chefe da aldeia, que apenas pensa em mulheres e música. Gérard Depardieu e Edouard Baer são os protagonistas.

Galinhas com Ameixas, um drama francês de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud, traz-nos a história de Nasser Ali Khan e a sua relação vital com a música, que o leva a desistir da sua própria vida depois de ter perdido o seu violino. A portuguesa Maria de Medeiros integra o elenco, juntamente com actores franceses.

Por fim, com O Dia do Juízo Final, um drama de Gregor Jordan, chega-nos um Apocalipse nuclear nos Estados Unidos, onde três bombas estão prestes a detonar. Com apenas dois dias para as encontrar, o FBI e o terrorista responsável lutam pelo poder. Samuel L. Jackson, Michael Sheen, entre outros, fazem parte do elenco.

Aqui fica o trailer do filme da semana:

BOX OFFICE

Na semana de 11 a 17 de outubro, Taken – A Vingança, de Oliver Megaton, detém o primeiro lugar no ranking com 164.092,14 euros acumulados, tendo levado 32.499 espetadores às salas de cinema nacionais. Segue-se Looper  -Reflexo Assassino, de Rian Johnson, com 134.330,37 euros e 27.260 espetadores. A fechar o pódio, encontramos o filme de Woody Allen, Para Roma Com Amor, que obteve 98.924,00 euros semanais e 19.313 espetadores. Estas e outras informações poderão ser consultadas aqui.