Foram três as capas do atelier Ferrand, Bicker e Associados (FBA) distinguidas pelo American Institute of Graphic Arts no concurso 50 Books / 50 Covers: Celebrating Book Design.

João Bicker já tinha conquistado o Prémio Nacional de Design, que não era entregue há dois anos, mas desta vez o designer teve o seu atelier Ferrand, Bicker e Associados (FBA), em Coimbra, a colocar três capas de livros na lista das 50 melhores do mundo. Esta lista foi elaborada pela AIGA (American Institue of Graphic Arts) no concurso 50 books / 50 covers: Celebrating Book Design, por forma a premiar os trabalhos de desenho editorial.

O AIGA foi fundado há 100 anos com o objetivo de reconhecer a excelência no design. O facto de ser avaliada a qualidade visual bem como a eficácia,faz com que o atelier valorize ainda mais a distinção recebida.

O designer, João Bicker, acrescenta que o prémio lhe agrada especialmente porque “é muito mais interessante estar num patamar onde há limitações de tempo, de orçamento e ver que o produto de design que daí resulta está entre os melhores do mundo”.

Desde a sua criação em 1988, por iniciativa de uma parceria entre J. Bicker, Maria Ferrand (que já aí não trabalha) e o gestor Alexandre Matos, o atelier já arrecadou várias distinções. Grande parte do trabalho de capas  é tido com as Edições Almedina, tendo sido responsável por renovar toda a imagem das Edições 70 (do grupo Almedina), trabalhando ainda com outras editoras, como a Fenda.