TVI Ficção é a  nova aposta da TVI, que articula produções da Plural e interatividade com a plataforma Meo, conhecerá hoje, pela primeira vez, a luz do dia. 
Entre os novos programas já prometidos pelo canal, para o ar irão também novelas já conhecidas aos olhos dos habituais telespetadores da TVI. Ao longo da programação nos seus primeiros meses, será possível observar produções como Olhos de Água, Super Pai, Espírito Indomável, Anjo Selvagem, Meu Amor, Filha do Mar, Equador e Casos da Vida.

Em termos de formatos originais, o canal tem já planeados diversos programas específicos, que contarão com Felipa Garnel (directora da revista Lux), Laura Galvão e Gabriela Barros para levar a cabo a sua apresentação. À primeira, foi atribuído o talk-show Face to [email protected], sendo o único de todo o canal cuja frequência será diária. A TV é Tua e Vídeo&Clip são os programas apresentados pelas outras duas personalidades, respetivamente. Enquanto o primeiro abordará concursos de curtas-metragens feitas por jovens realizadores, o segundo será o “Top 5 das músicas das novelas mais votadas pelo espetador, através do botão vermelho da Meo”.

Será ainda possível ao telespetador visualizar programas que se insiram nos âmbitos do cinema, da música ou ainda da culinária. Entre muitos outros produtos, a TVI Ficção oferecerá “pequenos spots institucionais, também eles temáticos e que foram produzidos na direção criativa da TVI”, ante-estreias e ainda a venda de determinados episódios.