Todas as semanas, ao sábado, iremos recordar no Espalha-Factos as histórias das nove temporadas de Morangos com Açúcar, com especial destaque para as primeiras, as que mais marcaram uma geração e mais saudade deixam entre o público.  Hoje recordamos a segunda temporada de verão.

Esta temporada é escrita pela Casa da Criação, é produzida por Raúl Soares e realizada por Attílio Riccó, Jorge Cardoso, Hugo de Sousa e Gonçalo Mourão.  A música do genérico, É Muita Fruta, é interpretada por Os Moleques.

httpv://www.youtube.com/watch?v=4c5p7oxIbuI

Depois de tantos meses de aulas, e dos exames terminados, os alunos do Colégio da Barra fazem planos para aproveitarem da melhor maneira os dois meses de pausa que se avizinham. No início do Verão, os alunos da Barra descobrem um novo paraíso: a Praia Azul. Simão e Ana Luísa vão disputar a taça de campeão no campeonato regional de motocross.

Mas desta vez haverá uma meta ainda maior para alcançar: o Rali do Deserto, que se vai realizar no fim do Verão, em Marrocos. Como a viagem será muito cara, os dois jovens terão de trabalhar durante o verão. O que não estão à espera é que os seus locais de trabalho sejam na mesma praia, nas duas concessões rivais.

BAR DO FRED vs  ALICE

A venda do Bar dos Rebeldes leva os jovens a mudarem de praia. Acabam por ir parar à Praia Azul e à concessão de Fred, que dá trabalho a Ana Luísa, Tojó e Soraia. Fred é pai solteiro, mas a sua vida nómada nunca lhe permitiu dar à filha uma educação convencional. Decide abrir um bar de praia que à noite é uma discoteca.

Fred tenta aproximar-se de Alice, a sua vizinha de concessão, que depois da morte dos pais assumiu o negócio de família e a educação do seu irmão Dino. Alice transformou a antiga barraca de praia num animado bar de sumos e saladas e o negócio começou a render. Recebe Fred com simpatia, mas avisa-o desde logo que o lema dela é: “amigos amigos, negócios à parte”.

O grupo dos betos vai preferir a esplanada de Alice, onde Simão trabalha. É também aqui que será criada a bebida mais famosa do verão: o Morangice. No final do verão, Teresinha aconselha Fred a fazer as pazes com Alice. Este segue o conselho da filha e corre para os braços de Alice decidido a aceitá-la na sua vida e numa sociedade.

O CONTRABANDO

A Praia Azul também oferece vários perigos, e a desconfiança surge quando de manhã aparecem rastos de movimentos nocturnos suspeitos. Gabi e Jorge são os polícias destacados para fazer a vigilância.

Depressa se descobre que há alguém a usar a praia para fazer contrabando. Mas ninguém sabe o que é contrabandeado, nem quem está envolvido neste negócio. O mistério adensa-se e vão ser Jorge e Gabi, os polícias de serviço, a resolver esta confusão: era a professora Jessica a responsável.

ENCONTROS  E DESENCONTROS

Depois do sequestro, Henrique e Inês estão mais perto do que nunca. Mas Inês escolheu passar o Verão como voluntária, a vigiar as florestas, ao lado de Zulu. E Henrique prefere a praia. Inês tem de se deitar cedo para recomeçar a trabalhar quase de madrugada, enquanto Henrique passa os dias na praia e as noites nas discotecas.

Aos poucos, os dois vão-se afastando. Henrique começa a sentir-se tentado com as “curtes” de Verão. E Inês descobre um novo interesse nas florestas: Gaspar, o bombeiro responsável pela formação deles.

Já Joca e Dadá adoram-se, mas a vida em família continua a ser um inferno, porque Xana e Maria não se suportam. Dispostos a aproximar as filhas de uma vez por todas, os dois preparam uma lua-de-mel a quatro, num paquete de fitness. Mas a viagem de sonho depressa se transforma em pesadelo. Dadá e Joca zangam-se. Agora, é a vez de Xana e Maria darem o braço a torcer, para tentar salvar a relação dos pais.

Enquanto isso, Carlota continua a enganar Zulu, aproveitando-se da sua criatividade para criar e vender roupas. Com Prazeres nas termas, a jovem está nas nuvens, com mais liberdade do que nunca. Mas o seu mundo está prestes a desabar.

Marta e Rodas continuam a viver a sua relação de Romeu e Julieta. Zé Luís continua a fazer tudo o que pode para mantê-los afastados, pois está convencido que Rodas é um delinquente. Mas Marta está decidida a ir de férias com Rodas (Inter Rail) e vai aceitando trabalhos de Verão para juntar dinheiro. Zé Luís não vê com bons olhos esta ideia, mas está convencido que a filha não vai conseguir ter dinheiro suficiente. No final do verão, Marta informa Rodas que falou com Susana e que este ainda está a tempo de ir para o Algarve trabalhar no Bar. Rodas fica emocionado e os dois despedem-se com um forte abraço.

Jorge e Dino ficam muito contentes quando se reencontram. Em crianças eram os melhores amigos, mas perderam o contacto. Tornam-se inseparáveis. Até ao dia em que, descobrem que estão a lutar pela mesma rapariga: Soraia. No final, nem um nem outro irá ficar com a bela rapariga, que irá fugir e terminar sozinha. Mas acaba por confessar, por e-mail, que foi Dino o mais importante no seu verão.


Por fim, João não consegue habituar-se à ausência de Sofia. Quando ele menos espera, Sofia regressa a Lisboa, num curto período de férias do curso de Manequim Fotográfico que está a tirar em Londres. Mas a jovem regressa com um namorado novo. Quem não tem a mesma sorte com o amor são Tojó e Crómio, que se juntam a João. Dino, como nadador salvador, tem sucesso com todas e resolve ajudar os rapazes, criando o curso “como conquistar miúdas em 10 lições”.

 

SIMÃO E ANA LUÍSA: UM FINAL FELIZ

Mais uma vez, Simão e Ana Luísa vão estar muito próximos. Mas continuam longe. Ana Luísa está sozinha e quer esquecer Simão a todo o custo. Simão e Maria estão mais apaixonados do que nunca. Mas Simão continua a ter problemas em casa. Zé Luís considera como dado adquirido que ele vai para a Academia Militar em Setembro, mas o filho não está pelos ajustes.

Jacinta é a mediadora das discussões e consegue convencer o coronel a deixar Simão fazer motocross. Mas no final do verão, tudo vai mudar… Maria pergunta a Simão se ainda há hipóteses de voltarem a namorar. Este responde que não porque ama Ana Luísa. Maria decide ajudá-lo a reconquistar a sua amada e confessa tudo o que fez para separá-los. Simão afirma nunca mais querer ver Maria e esta fica de rastos com um enorme sentimento de culpa.

Maria vai falar com Ana Luísa e confessa tudo o que fez: está disposta a tudo para ajuda-los a ficarem juntos. Simão pede desculpa a Ana Luísa e os dois beijam-se muito apaixonados decididos a irem viver juntos para sempre.

Na próxima edição vamos recordar a 3 temporada de aulas e de verão… não percas, ao sábado,Geração Morangos, no Espalha-Factos!

______________________

Créditos: Plural (fotografias), Morangos5serie (texto adaptado), Revista Morangos com Açúcar (texto adaptado), Morangosonline (vídeo)