No novo episódio da série Mythbusters, transmitida pelo Discovery Channel, a dupla Adam Savage e Jamie Hyneman, desmonta o mistério da morte de Jack Dawson (interpretado por Leonardo DiCaprio) no icónico filme Titanic, de James Cameron.

Quinze anos passaram desde que este blockbuster chegou aos cinemas. Desde aí, foram inúmeras opiniões que apontaram a possibilidade da personagem de DiCaprio poder ter sobrevivido ao naufrágio do famoso navio irlandês, juntando-se à sua amada Rose (interpretada por Kate Winslet) no pedaço de madeira onde ela se encontrava.

Essa possibilidade foi finalmente testada no novo episódio desta conhecida série televisiva. O realizador James Cameron, admitindo estar farto desta polémica e afirmando que “não é uma questão de espaço mas sim de flutuabilidade”, aceitou auxiliar a equipa do programa nesta investigação.

Contra as previsões de Cameron, os “caçadores de mitos” concluíram ser plausível a possibilidade do casal conseguir estar em cima do pedaço de madeira e este manter-se a flutuar o tempo suficiente, até serem resgatados. O único requisito para que isto acontecesse seria atar o colete salva-vidas de Rose ao fragmento de madeira de modo a aumentar a sua flutuabilidade. Caso contrário, o peso dos dois corpos teria afundado a tábua o suficiente na água gelada e os dois teriam morrido de hipotermia.

Hyneman conclui: “Acredito que a morte de Jack foi desnecessária”James Cameron, no entanto, respondeu prontamente a estes resultados, afirmando que, no guião, Jack morre e, por isso, “Nem que tivéssemos que arranjar uma tábua mais pequena…”.

É possível conferir alguns fragmentos do episódio aqui.