f04da2db148411def27703

Mo Yan recebe prémio Nobel da Literatura

Foi hoje anunciado em Estocolmo o vencedor do prémio Nobel da Literatura. A Academia Sueca, responsável pelo prémio atribuiu a distinção ao escritor chinês Mo Yan, pseudónimo literário de Guan Moye.

O escritor de 57 anos é conhecido pelos seus romances que se baseiam na China rural com algumas influências de correntes orientais tais como o “realismo mágico”. Nascido na província de Shandonf e proveniente de uma família de agricultores, Guan Moye reporta a sua experiência da infância para a escrita.

Mo Yan tem publicações em vários países, nomeadamente Japão, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos, o que o torna um dos escritores chineses contemporâneos mais publicados da China. Em Portugal, o autor tem apenas um livro publicado em 2007 com o nome Peito Grande, Ancas Largas.

Guan Moye faz agora parte do restrito grupo de 109 autores que receberam este prémio. No ano passado foi galardoado com este prémio o poeta sueco Tomas Tranströmer.

Tendo já sido revelados os Nobéis da Medicina (John Gurdon e Shinya Yamanaka), Física (Serge Haroche e David Wineland) e Química (Robert Lefkowitz e Brian Kobilka), amanhã será anunciado o Prémio Nobel da Paz.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Sara Pinto
12 anos depois, Sara Pinto sai da SIC para a TVI