Não há ninguém que não identifique a música do genéricos dos famosos desenhos animados do Dartacão. A verdade, é que este programa infantil que marcou gerações faz esta semana 30 anos.

Dartacão, Julieta e seus companheiros são personagens baseadas na história de Alexandre DumasOs três mosqueteiros, adaptada por Claudio Biern Boyd. Produzida em Espanha em 1982 pela BRB Internacional com a colaboração da japonesa Nippon animation, Dartacão estreou em Portugal, na RTP, em 1983, apenas um ano depois da sua estreia em Espanha.

Durante 26 episódios, as crianças puderam acompanhar Dartacão, Mordos, Arãomis, Dogos e Julieta em variadas aventuras conta o Cardeal Richelião e os seus comparsas. O objetivo da personagem principal é tornar-se um Moscãoteiro e, por isso, abandona Gasconha em direção a Paris. Pelo caminho, Dartacão conhece Julieta, a aia da Rainha, por quem se apaixona.

A série foi várias vezes repetida na RTP, sendo também exibida na TVI em 1995. Atualmente pode ser vista no Disney Channel com a dobragem original.

watch?v=n061m5OrbDI