Com início em 1995, O CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, é o único festival de cinema em Portugal dedicado à temática ambiental, que se realiza em Seia, todos os anos em Outubro. Este ano decorre nos dias 6 a 13 deste mês.

Cativando novos públicos e sensibilizando-os para a grande tela, o Município de Seia criou esta iniciativa original, assentando-a num conjunto de atividades desenvolvidas ao longo de 8 dias, onde são incluídas diversas atividades culturas, além do ramo competitivo e dos vários ciclos de cinema, tais como conferências, concertos, workshops e exposições.

A base da programação do CineEco é o concurso de obras cinematográficas sobre as grandes questões ambientais, iminentes no futuro da humanidade.

Aos concorrentes é pedido que realizem o seu projeto em longas, médias e curtas-metragens de ficção, animação e documentário, abordando os temas de uma forma positiva, agradável e divertida, para sensibilizar e consciencializar, ao mesmo tempo que entretêm os espectadores da região e de todo o País.

Este festival consegue, assim, de um forma original e dinamizadora, divulgar valores naturais e ecológicos, que abordam temas da atualidade como a biodiversidade, sustentabilidade, energias renováveis, requalificação urbana, alimentação biológica e compromissos ambientais de uma forma abrangente e pedagógica.

Já com grande prestígio internacional, o CineEco 2012 decorre na Casa Municipal da Cultura de Seia e no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, oferecendo ao público em geral um cinema de qualidade e cinematografias alternativas ao mercado tradicional, com a participação de quase 300 filmes, oriundos de 43 países.

Para mais informações e consulta do programa vá aqui.