La Maestra y el Nobel é o nome do filme – baseado na obra homónima de Beatriz Parga – que contará a infância do célebre escritor Gabriel García Marquez.

A trama recua aos tempos de infância do escritor, mais propriamente à sua relação com a a professora, Rosa Fergusson, que lhe ensinou as primeiras letras. Esta ligação foi de tal maneira importante que, aquando a entrega do Prémio Nobel da Literatura, o colombiano fez questão de agradecer à sua mentora, referindo-a como a pessoa que lhe incutiu o gosto pela leitura e pela escrita.

Com estreia prevista para o próximo ano, La Maestra y el Nobel, conta com os atores Christian Tappán e Roselyn Sánchez como protagonistas e Frank Marrero na realização. Tappán chegou inclusive a afirmar que seria uma grande honra, mas também um desafio interpretar o escritor e que teria um trabalho muito grande de pesquisa pela frente.

Recorde-se que, ainda este ano, foi emitido um comunicado, afirmando que Gabriel García Marquez estava com perda de memória e não voltaria a escrever, sendo que a realização deste filme torna-se ainda mais significante na dignificação e homenagem à vida e obra do colombiano.