A 16ª edição do Queer Lisboa encerrou este ano em beleza. Nesta sexta-feira o Queer Lisboa 16 exibiu a longa-metragem em competição A Novela das 8, de Odilon Rocha. O realizador esteve presente na sessão e teceu algumas considerações sobre o filme que realizou em São Paulo. O filme  fala sobre a liberdade, a importância dos sonhos e realiza um tributo às telenovelas, que segundo Odilon, são o maior fenómeno no Brasil.

A Novela das 8 – 9/10 

A longa-metragem retrata a sociedade brasileira de 1978, que vive sob uma ditadura militar, mas que consegue manter os sonhos através da ficção. A Novela das 8 faz uma homenagem às novelas, que integram fortemente a cultura brasileira. Neste caso a novela Dancin’ Days, protagonizada por Sónia Braga, consegue captar a atenção de todas as classes sociais, desde a prostituta à dona de casa.

Com um elenco de luxo, o filme mostra vários núcleos de personagens, cujas histórias vão-se entrecruzando ao longo da trama até ao desenlace final. As grandes prestações das protagonistas Vanessa Giácomo e Cláudia Ohana, a acompanhante de luxo e a revolucionária cheia de segredos, foram sublimes e transmitiram uma carga muito emocional à história intensa do filme.

Contrastando sequências cómicas com sequências dramáticas ligadas às perseguições policiais, o filme foi construído em torno de vários temas de grande impacto social como a opressão, a ânsia por liberdade, a barreira entre a ficção e a realidade e os segredos familiares.

A Novela das 8 é um dos melhores filmes do Festival Queer Lisboa 16 e forte candidato ao prémio de melhor longa-metragem neste ano dedicado ao intercâmbio cultural entre Portugal e Brasil.

O Queer Lisboa despediu-se no sábado dia 29 de setembro com as últimas sessões dos filmes Audre Lorde: The Berlin Years 1984 to 1992 e Le Ciel en Bataille da secção Queer Art, a longa-metragem Beauty, o documentário King of Comics e a sessão especial Chroniques Sexuelles d’une Famille Aujourd’hui.  O Festival encerrou com o filme Cloudburst e com a atribuição de prémios aos filmes vencedores da competição de documentários, longas e curtas-metragens. A festa continuou no Construction, um dos mais recentes espaços da noite gay Lisboeta.