Ao longo das próximas semanas, ao sábado, iremos recordar no Espalha-Factos as histórias das nove temporadas de Morangos com Açúcar, com especial destaque para as primeiras, a que mais marcaram uma geração e mais saudade deixam entre o público. Hoje recordamos a segunda temporada de aulas, que teve a autoria da Casa da Criação.

Esta temporada é escrita pela Casa da Criação, é produzida por Raúl Soares e realizada por Attílio Riccó, Jorge Cardoso, Hugo de Sousa e Gonçalo Mourão. A música do genérico, Mesmo sem Saber, é interpretada por Ricardo Soares e Miguel Bello.

httpv://www.youtube.com/watch?v=iidBcP78P9M

Betos e “dreads”, motocross e música, amores e rivalidades. Os novos alunos chegam ao Colégio da Barra e vão viver mil e uma aventuras. O verão está a chegar ao fim, mas o último dia de férias vai marcar para sempre a vida de Simão e Ana Luísa.

.

A PRIMEIRA CORRIDA DE MOTOCROSS

Na véspera do primeiro dia de aulas, os dois conhecem-se, numa competição de motocross. São ambos pilotos promissores e defrontam-se numa corrida. Henrique, Simão e Ana Luísa partem para a prova de motocross. A corrida adivinha-se renhida, mas Henrique não consegue fazer a primeira curva e tem um acidente. Simão, que é o favorito para a vitória, não consegue acabar em primeiro lugar e todos ficam surpreendidos quando descobrem que o vencedor é uma rapariga: Ana Luísa.

httpv://www.youtube.com/watch?v=Sn3pMgOdEzgAS

No final da prova, os olhares de Simão e de Ana Luísa encontram-se. Os dois ficam constrangidos. Mal olham um para o outro, os corações disparam e nasce uma química muito forte. Carlota, a namorada de Simão, acaba por desprezar o namorado por este ter perdido a prova.

.

DREADS vs BETOS

Ana Luísa Rocha tem 17 anos e chega ao Colégio da Barra beneficiando da Bolsa Martim Moura Bastos, uma ideia que Pipo e Constança decidiram pôr em marcha e que permite a alunos com menos posses estudarem no colégio. Simão Navarro pertence a uma família conservadora. Entra no colégio para fazer o 12º ano, à revelia do pai, que preferia que ele frequentasse o Colégio Militar.

Ana Luísa e Simão são os líderes dos dois novos grupos de alunos do colégio. As origens sociais diferentes criam de imediato uma rivalidade que começa logo no primeiro encontro, no átrio do Colégio. Os amigos de Ana Luísa olham para os amigos de Simão e chamam-lhes «betinhos». O grupo de jovens de classe média é amante dos desportos motorizados e que acompanham as façanhas da protagonista como uma verdadeira legião de fãs.

Topê e Zé Milho são amigos inseparáveis, adoram música. Seguem Ana Luísa para todo o lado e, embora neguem a pés juntos, percebe-se que têm uma paixão platónica pela jovem.

Xana Gaspar é a melhor amiga de Ana e é um pouco mais velha que a amiga. Detesta o grupo dos «betinhos» e vai ter alguns conflitos com Ana Luísa quando perceber que a amiga se está a aproximar do líder do grupo rival. Mas apesar de ser muito radical tem bom coração e adora a amiga acima de tudo. Vai viver uma paixão com Rafa.

Já os amigos de Simão acusam o grupo de Ana Luísa de ser um bando de marginais. Na verdade, os dois percebem que há muitas coisas que os separam: pertencem a grupos diferentes, a meios diferentes e têm uma maneira diferente de encarar a vida. Mas o amor é mais forte, e a cada dia que passa os aproxima mais.

.
SIMÃO E ANA LUÍSA: UM AMOR IMPOSSÍVEL

Carlota, quando se apercebe da proximidade crescente entre o seu namorado e a rapariga, faz tudo para afastar Ana Luísa da vida de Simão. Essa vai tornar-se na sua principal prioridade. Para isso, conta com uma aliada de peso, Vanda Navarro. Sem Ana Luísa saber, está a reunir-se em torno dela uma força poderosa que quer, a todo o custo, impedi-la de ser feliz com Simão.

Vanda alia-se a Carlota e fala com Henrique, o melhor amigo de Simão. A madrasta do protagonista quer a todo o custo juntar Simão e Carlota, e para isso vai ainda convencer o marido a ser ainda mais duro para o filho. Em casa, só Marta (a Mitó da temporada de verão anterior) vai defender o irmão, Simão.

 Mais tarde, na pista de motocross, Ana Luísa e Simão treinam juntos. A mota de Ana Luísa avaria e Simão empresta a sua, para que ela possa ir à oficina do pai avisá-lo do sucedido. Quando Artur chega à pista, percebe que existe um clima entre a filha e Simão, o que o deixa incomodado. Já em casa, Ana Luísa confessa à sua melhor amiga que está apaixonada por Simão.

Enquanto isso, Henrique fala com Simão e percebe que também ele sente alguma coisa por Ana. Ciente disso, Simão encontra-se com Carlota no Bar dos Rebeldes e pede-lhe um tempo. A jovem fica furiosa e cria mais um escândalo.

 

A partir daqui a relação entre Simão e Ana Luísa vai sofrer muitas reviravoltas. Com Vanda, Henrique e Carlota a fazerem de tudo para que os dois não fiquem juntos, Simão e Ana Luísa vão lutar para vencerem as diferenças e ficarem juntos.

Na festa em que serão eleitos a Miss e o Mister Bar dos Rebeldes, Simão vê-se envolvido numa grande confusão. Nessa noite, o jovem está com Ana na praia e corre para o bar para tentar acabar com a pancadaria entre os dreads e betos. A confusão só termina com a chegada da polícia.

Todos fogem, menos Simão, que acaba por passar a noite detido. Vanda vê aqui um pretexto para virar Simão contra o pai. E quando Zé Luís vai buscar o filho à esquadra obriga-o a assinar os papéis da Academia Militar. Mas ele não vai e acaba por ir trabalhar para a oficina do pai de Ana, para conseguir dinheiro.

 

Simão e Ana viverão ainda novos amores, pois ao longo da trama irão separar-se. A meio da temporada surgem novas personagens, entre elas estão Maria, André, Liliana e Crómio. André será a nova paixão de Ana Luísa e viverá com ela um amor temporário. Enquanto isso, Simão aproxima-se de Soraia, irmã de Ana Luísa, e mais tarde viverá com Maria.

.

A TURMA DO 11º ANO

A turma do 11º ano  está diferente. Rodas e Sofia vão prolongar no colégio a sua relação de cão e gato. Agora na mesma turma, o dia-a-dia dos dois jovens vai ser muito agitado, ainda mais porque, na mesma turma anda João Batista. O rapaz e Sofia são amigos desde os tempos do Jardim Infantil. Agora, o início da sexualidade começa a ser a sua grande prioridade e vão fazer de tudo para conseguirem deixar de ser virgens, antes de chegarem aos 17.

Marta Navarro (Mitó) também regressa das férias diretamente para o Colégio da Barra. Agora que anda na mesma escola que o irmão, Simão, Marta sente que anda mais pressionada. Mas tem em Lola a melhor amiga para a ajudar a vencer as dificuldades. Marta vai viver uma paixão com Rodas.

O irmão de Ana Luísa, Tojó, também está nesta turma. É o único membro da família Rocha que não se interessa muito por motos e futebol. O pai bem quer formatá-lo à sua imagem, mas Tojó não está para aí virado. Tem uma paixão não correspondida por Xana e isso causa-lhe muitos embaraços. Não se dá muito com os colegas de turma, o que vai acabar por o aproximar de Rafa e Zulu.

.

OS MAIS NOVOS

Susana, Dani e Patrícia passaram para o quinto ano. E para infortúnio de Dani, ficaram na mesma turma que Gongas. O mais novo elemento do clã Rocha vai continuar a ser um rival de peso para Dani. Desta vez, porque os dois rapazes se apaixonaram pela mesma rapariga, Kika Cabral.

Na turma há ainda Mafalda Batista. Irmã mais nova de Henrique e João. Tem problemas existenciais e faz perguntas sobre tudo e mais alguma coisa. É contestatária e diz coisas que deixam as outras pessoas sem resposta. Sofre com as confusões do divórcio dos pais.

 .

OS REGRESSOS

 Zulu  está de regresso, disposto a angariar mais militantes para a causa rasta. Miguel vai ser o primeiro, mas outros se vão seguir. Já Rafa, não conseguiu passar e é agora o aluno mais velho do 12º ano. Vai tornar-se numa verdadeira fonte de inspiração para todos os alunos que não alinham num dos novos grupos da escola.

Pipo e Joana regressam casados e finalmente a viver a felicidade. Começam uma vida a dois. Mas as dificuldades ainda não acabaram, primeiro, porque Susana e Dani vão viver lá para casa, e depois, porque agora que acabaram de estudar, Pipo e Joana enfrentam o desafio da vida adulta. Joana abre um novo ginásio, o Bodybeat, e Pipo dedica-se ao Colégio da Barra.

 .

 OS PROFESSORES

 

Constança mantém-se à frente do Colégio da Barra. Em conjunto com Pipo, decidem readmitir Sapinho e contratar Durval para dar aulas de História. Durval é licenciado em História e Psicologia Educacional. É convidado a dar aulas no Colégio da Barra, onde vai dar aulas de História e apoio psicológico. É uma personagem já conhecida da primeira série.

Apesar de ter feito as pazes com Nuno e de os dois parecerem estar finalmente no bom caminho, Madalena não regressa ao colégio, mas fica a dar aulas de dança no novo ginásio de Joana. Para o seu lugar entra Bárbara Pinheiro.

Bárbara é uma professora jovem e muito bonita que vai dar a volta à cabeça de alguns alunos. Ninguém conhece o seu passado. Conta que esteve afastada do ensino durante um ano para estudar, mas a verdade não é bem essa. Cresceu numa família desequilibrada e perdeu a mãe cedo. Cresceu com um pai autoritário, que não a compreendia e a controlava, e fez sempre questão de ser rebelde.

 

Jessica não trabalha no Colégio mas é monitora do Bodybeat e é uma “bomba” sexy. Desperta a atenção dos homens e a inveja das mulheres. É a burlona simpática, muito preocupada com todos e com os seus alunos no ginásio. Vive num mundo de ilusão, e sem distinguir entre o certo e o errado. É uma idealista e tem a certeza que um dia vai encontrar o seu príncipe encantado. Vende comprimidos para emagrecer e aumentar a massa muscular às escondidas no ginásio.

 .

A CASA DA DONA PRAZERES

Prazeres é avó de Carlota, Miguel e Caty. Enquanto casada, gozou de alguma largueza financeira, mas a morte do marido deixou-a em apuros. Faz comida para fora, arranjos de costura, vende roupa por catálogo, etc. É uma mulher certinha e organizada cuja vida foi virada de pernas para o ar quando a filha a deixou com os seus três filhos e emigrou para Espanha. Vive com os netos e a prima Vicky.

Miguel é um dos seus netos, tem 16 anos e frequenta o 11º ano. Rastafari iniciado, converteu-se recentemente ao vegetarianismo, que o leva a um conflito com a avó, que critica os seus novos hábitos alimentares. Miguel esforça-se ao máximo por seguir à risca os princípios Rasta, mas tem dificuldades em resistir ao cheirinho de um bom bife e desenvolve a estratégia de provocar a avó para esta o obrigar a comer carne como castigo. É um rapaz calmo, que evita ao máximo entrar em conflitos.

Caty tem 16 anos e frequenta o 11º ano e também é neta de Prazeres. Parece mais velha do que na realidade é… É muito coquete, fashion-victim e fútil. Tenta imitar a irmã Carlota nalgumas coisas, mas não se coíbe de a criticar em relação às roupas. Está sempre em cima da última moda e diz frequentemente à irmã que aquelas cores já não se usam. É muito arrogante e acha que nenhum rapaz é suficientemente bom para ela. Olha à volta, para os colegas de escola, e acha que são todos muito infantis.

Vicky é prima de Caty, de Carlota, de Miguel e de Prazeres. Vicky chega de Trás-os-Montes, de Podence, e tem um aspeto simplório, de aldeã. Envolveu-se com um rapaz da sua aldeia e a sua família, que é muito conservadora, sentiu necessidade de a afastar. A sua imagem vai dificultar a sua integração no colégio e vai ver-se obrigada a alterá-la. No entanto, os seus hábitos simples não permitirão que seja aceite no grupo dos betos. As primas recusam dar-se com ela com medo de estragar a sua imagem. Mas, apesar de simples, Vicki não é parva e apercebe-se do que lhe fazem. Tem um talento escondido: o canto.

.

OS D’ZRT

É nesta temporada que se vai formar uma das bandas de maior sucesso da história dos ‘Morangos’. O nome da banda vem das inicias das personagens dos 4 constituintes: David (Angélico), Zé (Vítor), Ruca (Edmundo) e Tópê (Vintém). A banda saltou para fora da série com o êxito Para Mim Tanto Faz, single do primeiro álbum homónimo.

httpv://www.youtube.com/watch?v=Zmx4vZRO5dI

Na história, David tem 19 anos e frequenta o 12º ano. É cabo-verdiano e irmão de um diplomata, o pai de Patrícia. Vive com as duas sobrinhas e com a empregada Rosete num apartamento em Cascais. Vai envolver-se num caso polémico com Bárbara, a professora de ginástica do Colégio. Esta relação começa por um capricho, mas ele acaba verdadeiramente apaixonado por ela. Vai trabalhar no Bar dos Rebeldes para ajudar Rafa.

Zé Milho tem 17 anos. É o eterno apaixonado de Ana Luísa e vai a todas as corridas apoiar a sua amiga. É um percussionista nato. Faz música com todos os objetos. É o amigo inseparável de Topê.

Ruca tem 17 anos. É um rapaz bem-disposto, amigo de Zé Milho e de Topê. Tal como eles, é um amante da música. É aquele que em todas as brigas é sempre a vítima. Mesmo que nada se passe diretamente com ele, há sempre um soco perdido ou um encontrão à sua espera.

Tópê tem 17 anos. Está sempre presente nas corridas de motocross, é também fã de Ana Luísa. Tem o sonho de ser piloto de motocross, e domina a terminologia da modalidade, mas nunca aprendeu a andar de bicicleta. Também é percussionista.

.

O PROTÓTIPO

Nesta temporada haverá ainda o mistério do protótipo, no qual Soraia ficará envolvida sem querer. O plano de Vanda acaba, assim, por não ter resultado. As coisas complicam-se, e numa das visitas noturnas à casa de Soraia, Vanda acaba por matar acidentalmente a mãe de Ana Luísa e Soraia.

Mais tarde, em casa dos Navarro, Soraia conversa com Vanda e acusa-a de ter morto a sua mãe. Vanda diz que não tem provas do que está a dizer e ameaça-a. Diz-lhe também que Soraia acaba também por ser culpada, já que roubou os planos do protótipo da mota da irmã.

httpv://www.youtube.com/watch?v=tQA-4odUP-4&feature=relmfu

Vanda irá ainda voltar à oficina dos Rochinha para se vingar, acabando por dar um tiro em Ana Luísa. Quando se descobre tudo, Zé Luís volta de Timor e diz que regressou pois não podia deixar que Vanda impune. Oferece-se para ajudar Ana Luísa, quando sabe que a rapariga levou um tiro de Vanda.

Mais tarde, Soraia procura Vanda e diz-lhe que irá à polícia dizer o que sabe acerca do roubo da mota. Vanda provoca-a e pergunta-lhe se irá contar que roubou os planos a Artur para lhos vender. Soraia diz que não os vendeu, que Vanda a ameaçou e teve que os dar, e condena-a pela morte da mãe.

Simão vai à pista de motocross e vê Soraia que se encontra a chorar. O rapaz pergunta-lhe o que se passa e Soraia conta-lhe que Vanda lhe roubou a mota, a mãe e destruiu toda a sua família.

 

Vanda liga a Zé Luís e diz que lhe dará o divórcio amigável se o coronel arranjar um bom advogado. Zé Luís aceita e diz a Ester que mesmo com um bom advogado, Vanda não escapa e que assim poderá ser feliz com Wei Min.

Por fim, Carlota rouba o passaporte à avó e marca encontro com Vanda para fugirem no dia seguinte. Carlota encontra-se com Vanda e dá-lhe o passaporte roubado da avó. Pede-lhe para ir com ela mas Vanda não aceita, insulta-a e diz-lhe que apenas a usou para conseguir o que queria. A polícia chega ao local de encontro e prende Vanda. Carlota também é levada pela polícia.

Na próxima edição vamos recordar a 2ª temporada de verão, onde saberemos o destino destas personagens… não percas, ao sábado,Geração Morangos, no Espalha-Factos!

______________________

Créditos: Plural (fotografias), Morangos5serie (texto adaptado), Revista Morangos com Açúcar (texto adaptado), Morangosonline (vídeo), ProduçãoNacional (vídeo)