As Galerias Romanas de Lisboa podem ser visitadas gratuitamente até este domingo, entre as 10 e as 18 horas. As galerias localizam-se junto à Rua da Conceição e Rua da Prata e são um dos monumentos mais notáveis da época romana e um dos raros criptopórticos conhecidos em Portugal.

Estas galerias foram descobertas após o terramoto de 1755, contudo, apenas em 1859 foi feito o levantamento exaustivo das ruínas, um dos primeiros trabalhos arqueológicos feitos em Lisboa. Estão abertas ao público esporadicamente desde os anos 80 do século XX, época em que foi possível à Câmara Municipal de Lisboa criar as condições necessárias à acessibilidade ao monumento.

Embora os coletores de esgoto na cidade de Lisboa não permitam a visita à totalidade das galerias, estão disponíveis aos olhares dos mais curiosos pequenas celas dispostas lateralmente a algumas das galerias; arcos em pedra almofadada (técnica típica da época imperial romana) e as Galerias das Nascentes, que ostentam a fratura a partir da qual cai toda a água que invade o recinto.