A Festa do Cinema Francês volta a percorrer Portugal de 4 de outubro a 9 de novembro, naquela que é a sua 13ª edição.

Para além da presença em Lisboa, Almada, Faro, Porto, Coimbra e Guimarães, o festival conta com extensões em Évora, Estarreja, Seixal e Setúbal.

A programação, que conta com 52 filmes, terá arranque com a antestreia mundial de Paulette de Jérôme Enrico no dia 4 de outubro às 21:00 no Cinema São Jorge, em Lisboa.

A edição de 2012 conta, como já vem sido habitual, com a presença de vários realizadores e atores ligados ao cinema francês.

Entre os convidados destaque para Maria de Medeiros que será a madrinha desta 13º Festa do Cinema Francês, marcando presença na exibição dos seis filmes que escolheu para a sua secção, entre 9 e 14 de outubro.

A secção Antestreias, a principal manga de programação, contará com exibição de 20 películas, das quais 10 têm já distribuição garantida em Portugal. Estes mesmos 10 filmes competirão pelo Prémio do Público, recebendo o vencedor 2500 euros.

Olivier Assayas será o homenageado desta edição do festival, com uma programação especial em colaboração com a Cinemateca Portuguesa.

Também Jacques Audiard receberá destaque com uma retrospetiva do seu trabalho e a apresentação do seu mais recente filme – De Rouilles et d’Os.

Quanto ao cinema de animação francês será Jean-François Laguionie o nome destacado, na secção O Universo da Animação.

De salientar ainda a exibição da versão restaurada do filme Lola, de 1960, do realizador Jacques Demy.

A programação estende-se à televisão com uma parceria entre o festival e a RTP2. No mês de outubro serão transmitidas 8 longas-metragens em Sessão Dupla e o programa Onda Curta exibirá várias curtas-metragens francesas.

Toda a informação sobre o festival, organizado pelo Institut Français du Portugal, pode ser encontrada aqui.