Teresa Tavares está de volta à televisão no próximo domingo, às 19 horas, desta vez na apresentação. Quem Fala Assim é o novo concurso da RTP2 que, ao longo de 13 semanas, irá pôr frente a frente equipas de alunos, num debate sobre um ponto de um artigo da Constituição Portuguesa.

Cada emissão terá cerca de 25 minutos e é produzida em parceria pela RTP2, a Assembleia da República e a ARTV. As gravações foram realizadas na Sala do Senado, na Assembleia da República, entre os dias 14 e 22 de maio deste ano. Cada equipa é formada por dois alunos do 10º ano, que vão defender, em versão de prós e contras, o seu ponto de vista. As duas equipas que obtiverem mais pontuação vão defrontar-se de novo para uma proposta de acrescentar um ponto à Constituição.

A Liberdade de Expressão e Informação, a Família, a Liberdade de aprender e ensinar, o Direito ao trabalho, Associações e partidos políticos, a Infância ou os Estatutos dos titulares de cargos políticos serão alguns dos temas em debate. No último programa, o debate será sobre a felicidade.

A avaliação dos alunos é efetuada pelo júri, formado por Narana Coissoró (ex-deputado e professor universitário), Maria João Guardão (jornalista) e Joana Poiares (jurista). A este leque fixo de jurados, junta-se semanalmente um convidado especial, sendo eles: Isabel do Carmo, Jean Paul Bucchieri, Rui Baeta, António Pedro Vasconcelos, António Cunha Vaz, Filipa Reis, Maria Elisa, David Ferreira, Ana Mesquita, Luis Osório, Filipa Teotónio Pereira, Isabel Medina e Helena Marujo.      

Na primeira emissão estarão frente-a-frente o Colégio Valsassina (Lisboa) e a Escola Secundária Dr. Ginestal Machado (Santarém). Este é um formato da autoria de Teresa Paixão, produzido por Maria João Saint – Maurice e realizado por Filipe Vasconcelos.