Ao longo das próximas semanas, ao sábado, iremos recordar no Espalha-Factos as histórias das nove temporadas de Morangos com Açúcar, com especial destaque para as primeiras, a que mais marcaram uma geração e mais saudade deixam entre o público. Hoje recordamos a primeira temporada de verão, que teve a autoria da Casa da Criação.

A estreia acontece a 7 de julho de 2004, e a temporada termina apenas a 14 de outubro. Depois de mais um casamento falhado, Joana parte para um aldeamento de férias e Pipo vai atrás dela, para saber porque desistiu do casamento. Os dois não se encontram e separam-se de vez. Chega o verão, e novos amores prometem meter-se entre o caminho dos de Pipo e Joana.

httpv://www.youtube.com/watch?v=TWmchQf9XUg

Agora, a música é outra. Filipe Gonçalves e os Moleques dão a voz a Quem Quer Morangos, o tema de abertura desta série de verão. Os textos continuam a cargo de Maria João Mira  e Margarida Carpinteiro, sendo a realização da responsabilidade de Attílio Riccó, Jorge Cardoso, Hugo de Sousa e Gonçalo Mourão.

Ao elenco temporada de aulas, juntam-se novos elementos. Kapinha, Luís Vicente, Martinho da Silva, Nuno Pardal, Rita Ruaz, Liliana Santos, Cristina Cavalinhos, Gabriel Cândido, Matilde Bryner, José Mata, David Cabecinha, Joana Nunes, Lourdes Norberto, Danae Magalhães, Olga Diegues, Sílvia Rizzo e Hugo Tavares são alguns deles.

httpv://www.youtube.com/watch?v=mFX5mEMtZMs

Também as histórias se deixam de concentrar em Cascais. Agora, as personagens vão andar não só pelo Bar dos Rebeldes, mas também por um aldeamento turístico, um campo de férias e novas praias, imagens filmadas na zona de Óbidos.

.

AS NOVAS PAIXÕES DE PIPO E JOANA

Cheia de dúvidas e cansada de esperar pelo noivo, Joana parte para o aldeamento turístico Baía do Sol, propriedade de Carlos Villas Boas. No aldeamento, Joana reencontra Leo, uma amiga de infância, filha de Carlos, o dono do empreendimento. Leo é muito diferente de Joana, mas as duas sempre se entenderam lindamente. E têm em comum a paixão pela dança.

Entretanto, incentivado pelos amigos, Pipo vai atrás dela. Quer saber porque Joana desistiu do casamento. Mas as coisas correm mal e os dois separaram-se. No aldeamento, Pipo conhece Lisa, uma das animadoras e instrutora de kitesurf. A jovem torna-se amiga e confidente de Pipo, acabando por envolver-se com ele.

Joana parte com Catarina para umas férias em Vila Nova de Mil Fontes. Aí encontra Salvador, um rapaz de 19 anos, diferente de todos os outros que já conheceu. Salvador é um jovem descontraído e de espírito livre, que pouco se interessa por bens materiais. O estilo de vida de Salvador desconcerta Joana e os dois vivem um breve, mas tórrido romance de Verão. Quando Joana recebe a notícia que Pipo sofreu um acidente, volta para o aldeamento sem dar explicações a Salvador. Está disposta a reconciliar-se de vez com Pipo. Mas quando chega já é tarde. Pipo está com Lisa.

Os dois estão cada vez mais longe um do outro e o fosso alarga-se com a chegada de Salvador que, não conformado com o desaparecimento de Joana, vem procurá-la. Magoados um com o outro, separados por desencontros e equívocos, Pipo e Joana parecem, agora, irremediavelmente separados.

Ao saber que Joana e Pipo estão na Baía do Sol, Ricardo convence Sara a acompanhá-lo até lá, conseguindo-lhe um contrato como cantora. Mas o verdadeiro objetivo de Ricardo é estar perto de Joana, e reconquistá-la. Entretanto, completamente falido, Ricardo começa a lançar mãos de expedientes escuros para arranjar dinheiro e cai nas teias do crime organizado.

 

 Enquanto isso, Joana rapidamente larga Salvador, por amar Pipo, este continua ligado a Lisa. A situação vai piorar quando a jovem lhe contar que está à espera de um filho.

Desta forma, Pipo vê-se obrigado a assumir a criança e a ficar com Lisa, para desgosto de Joana. Na reta final desta série Pipo acaba por descobrir que Lisa lhe mentiu e que, na verdade, não está grávida.

.

O ALDEAMENTO “BAÍA DO SOL”

 

No Aldeamento, para além de Leo e Lisa, trabalham ainda Ricco, Diamantino e Gui.  Ricco é contratado por Carlos no início do Verão para professor de dança do aldeamento e para apoiar Lisa noutras animações. Vai ter um romance com Leo, mas acha desde o início que nada tem para lhe oferecer.

Ela está habituada a tudo e ele já deixou de acreditar na máxima «um amor e uma cabana»… Depois de muitas confusões, os dois conseguem acabar juntos no final do Verão.

Diamantino é o porteiro na discoteca do aldeamento Baía do Sol. É um homem solidário e simpático, que não é muito bonito, mas consegue cativar as mulheres com a sua lábia. É o típico conquistador de Verão. Fala num inglês macarrónico, mas tem muito “paleio”. Gosta que lhe chamem Diamond Keys, nome que acha ser bastante cool e, sem dúvida nenhuma, muito mais internacional. Dá a volta a toda a gente e é o único que consegue dar a volta a Carlos. Nos tempos livres, anda sempre de óculos escuros, camisa às flores e calções de banho. Leva a vida na descontração, é perito em quebrar as regras do aldeamento. E em entrar e sair às escondidas dos quartos das estrangeiras. Apaixona-se por Helga.

Gui está a trabalhar no aldeamento como segurança para juntar dinheiro para pagar a faculdade, porque os pais não têm muito dinheiro. Quer tirar Engenharia do Ambiente. Tem bom coração e princípios e gere mal o facto de ter de vigiar Leo, a pedido de Carlos. Mas como Leo está a par da situação e até são amigos, Gui vai gerindo os sentimentos contraditórios. É apaixonado por Lisa há alguns anos e não perde a esperança de vir a namorar com ela. Tem um grande desgosto quando ela e Pipo começam a namorar. Vai viver uma paixão de Verão com Sara, ao visitá-la durante a noite, com uma máscara. A verdadeira identidade só é revelada no final.

.

O CAMPO DE FÉRIAS

Catarina e Rui respondem a um anúncio para monitores de um campo de férias para crianças numa quinta. Os miúdos vão passar o Verão para lá. A quinta é propriedade de Violeta, mãe de Rogério Sapinho. Só há uma pessoa que consegue meter Sapinho na ordem. Violeta, «A Fera», uma versão feminina e refinada do odiado professor. Bertie, por seu turno, vai fazendo o que pode para contrariar a mãe e o irmão e torna-se numa aliada dos miúdos.

Violeta, de origem escocesa, vive na quinta com a filha Bertie, que a ajuda no trabalho da casa e na gestão do campo de férias. Aí, Dani, Susaninha e Patrícia travam novos conhecimentos que vão pôr em causa a amizade e cumplicidade entre eles. Gongas é a maior dor de cabeça de Dani, até ao dia em que chega à quinta um velho conhecido, Joel.

Rodas faz amizade com Nelson, um jovem problemático que o vai tentar desviar novamente para o mundo das drogas. Mas Sofia, a sua nova amizade feminina, vai impedir que isso aconteça. No final do verão, depois de uma longa investigação, conseguem descobrir quem trafica droga no Campo de Férias: é Paulo, o rapaz que à partida parecia mais “certinho” naquele grupo.

.

O BAR DOS REBELDES

Mónica e Pedro ficam a tomar conta do Bar dos Rebeldes. Novas personagens e novos eventos vão acontecer durante todo o Verão: Mitó, Zulu e Jamaica serão os principais. A primeira é uma jovem adolescente em formação de personalidade, vive intensamente paixões e desilusões. Tem uma personalidade forte e é decidida. Foge de casa e quer a toda a força conquistar Rafa. Contudo, quando finalmente lhe consegue roubar um beijo, percebe que não gosta verdadeiramente dele.

Já Zulu, tem 17 anos. Usa “rastas” no cabelo, partilha dos princípios dos “rastafari”. O seu amigo Jamaica é um rastafari branco de 16 anos. É vegetariano, anti-violência e defende um estilo de vida simples. Usa rastas. Gosta de raggae. O seu ídolo é Bob Marley. O seu sonho é ter um restaurante de comida vegetariana. São dois ambientalistas ferrenhos. Serão frequentadores do Bar dos Rebeldes e viverão na casa do Pipo durante o Verão.

 

O FINAL

Ricardo acaba sozinho e numa cama de hospital. Depois de perceber que não tem hipóteses com Joana, o jovem entra no carro, conduz a alta velocidade e tem um acidente de automóvel.  . Já no hospital, é visitado por Pipo, Joana, Sara e Diana (a sua paixão de verão), mas ninguém fica com ele.

No final, vemos alguém vestido de enfermeiro a aproximar-se da maca de Ricardo. “Vamos para o tratamento” diz-lhe o homem, revelando a cara. Não se tratava de nenhum enfermeiro, mas sim do homem que havia introduzido Ricardo no mundo da droga. Quem também acaba mal é Eduardo. O professor de português é julgado e acusado por ter matado os pais de Pipo.  Terá o apoio incondicional de Teresa, que ficará com ele depois de se separar de Daniel.

Ja a história de amor entre Pipo e Joana termina onde começara: na Praia dos Rebeldes os dois jovens juntam os amigos para um casamento fora do comum, realizado à beira-mar.

Todos os amigos marcam presença e, na última cena, Pipo e Joana sobrevoam a praia com uma mensagem deixada num helicóptero: “Rebeldes para sempre“.

httpv://www.youtube.com/watch?v=yKmuW9zbafw

Na próxima edição vamos recordar a 2ª temporada de aulas… não percas, ao sábado,Geração Morangos, no Espalha-Factos!

______________________

Créditos: Plural (fotografias), Morangos5serie (texto adaptado), Revista Morangos com Açúcar 1 (texto adaptado), Morangosonline (vídeo), ProduçãoNacional (vídeo)