As campanhas da Benetton já são conhecidas por marcarem o mundo publicitário. Desta vez o desemprego dos jovens é o tema escolhido pela marca italiana. O objetivo é não só sensibilizar para um problema atual, mas também criar um concurso que dá a jovens desempregados a oportunidade de ganharem 5000 euros.

A nova campanha é uma iniciativa da fundação UNHATE, a fundação também responsável por outras muito polémicas. Exemplo disso são as imagens da anterior campanha da Benetton onde várias personalidades influentes apareciam a beijar outras: Barack Obama e Hugo Chávez ou Papa Bento XVI e Ahmed Mohamed.

Unemployee of the Year é a campanha do momento e junta vários jovens licenciados e desempregados. Através de imagens e de um vídeo fica retrata esta realidade angustiante de jovens com formação e talento, mas sem emprego.

Benetton  lançou um concurso nas redes sociais no qual podem participar jovens de todo o mundo entre os 18 e os 30 anos. Apenas têm de apresentar o seu currículo de desempregado e um projeto inovador que tenha em conta os ideais da marca. As 100 ideias mais votadas entre 18 de setembro e 14 de outubro serão financiadas pela fundação UNHATE no valor de cinco mil euros. Para mais informações sobre o concurso clique aqui.

Aqui fica o vídeo da campanha:
http://youtu.be/zKZ3w_Vg4o8