A acusação partiu de Charles Bolfrass, compositor de música clássica, que afirma que os Muse terão copiado a sua ideia de criar uma ópera rock. Bolfrass afirma que a trilogia Exogenesis presente no álbum The Resistance (2009) terá partido da proposta feita à banda pelo compositor em 2005.

2 milhões e 750 mil euros é o valor que Charles Bolfrass está a pedir sob forma de indemnização. Segundo a revista Blitz, a ideia da criação de uma ópera-rock de ficção científica “sobre viagens no espaço depois do fim do planeta Terra” foi apresentado à banda mas foi recusada por Matthew Bellamy, guitarrista e vocalista dos Muse.

Exogenesis I (Overture), Exogenesis II (Cross-Pollination) e Exogenesis III (Redemption) são os trabalhos em causa neste processo. Esta trilogia encerra o álbum que deu à banda inglesa o seu primeiro Grammy. Mas para além das músicas, Bolfrass reclama também a autoria da capa do álbum. O compositor afirma que a imagem terá sido copiada do “storyboard” da sua ópera-rock.

Charles Bolfrass afirma que a capa do álbum The Resitance foi também plagiada.

Os Muse e a Warner Music, editora da banda, são assim acusadas judicialmente por violação dos direitos de autor, práticas desleais de comércio e concorrência desleal.