Esta semana, as salas de cinema portuguesas recebem cinco estreias nacionais, pouco variadas no que respeita ao seu género. O drama prevalece, mas o espetador poderá também contar com ficção científica e um documentário. O Espalha-Factos escolhe como Estreia da Semana uma produção nacional transportada da televisão para o grande ecrã – falamos de Morangos com Açúcar: o filme.

Realizado por Hugo de Sousa, Morangos com Acúcar: o filme transporta para o grande ecrã as personagens da série de televisão da TVI que conquistou jovens durante os seus nove anos de exibição. Com argumento de Diogo Tomás, amigos de longa data reecontram-se num festival de bandas e novas amizades se formam. A música dá o ritmo aos amores e desamores que se desenrolam durante este verão, entre a praia, a piscina, o parque de campismo e o campo de férias.

O filme teve antestreia na passada terça-feira, dia 28, no Cinema São Jorge, em Lisboa, e contou com vários fãs da série Morangos com Açúcar e também com a presença dos atores que deram vida às suas personagens. O elenco engloba principalmente os atores da última temporada da série, mas conta também com participações especiais de alguns outros atores das restantes temporadas, entre eles Sara Matos, Lourenço Ortigão, Rita Pereira, Pedro Teixeira Joana Duarte.

O Espalha-Factos já viu o filme e tem a crítica. Podes lê-la aqui.

Bonsái marca outra das estreias desta semana. O drama chileno realizado por Cristían Jiménez conta a história de Julio, que se apaixona por Emilia. No entanto, para tentar manter a todo o custo uma mentira que contou, dá por si a escrever um livro sobre a sua primeira experiência com o amor, contando as memórias de uma antiga paixão. Diego Noguera, Gabriela Arancibia, e Nathalia Galgani fazem parte do elenco.

Outra estreia é Desafio Total, de Len Wiseman. Nesta ficção científica, Douglas Quaid, um super-espião, decide fazer uma viagem pela mente através da empresa Rekall. Mas o processo corre-lhe mal e torna-se num homem procurado, aliando-se a uma combatente rebelde para encontrarem o chefe da resistência e parar Cohaagen, o líder do mundo livre. Colin Farrell, Jessica Biel, e Kate Beckinsale estão nos principais papéis.

Oslo, 31 de Agosto, um drama norueguês realizado por Joachim Trier, tem como enredo um jovem de 34 anos, Anders, que ao concluir um tratamento num centro de desintoxicação é autorizado a ir até à cidade para uma entrevista de emprego. Durante esse dia, que culmina numa longa noite, os erros do passado vão suscitar pensamentos sobre a possibilidade do amor, de uma nova vida e a esperança de imaginar um futuro desde o momento presente até à manhã do dia seguinte. O elenco inclui Hans Olav Brenner, Ingrid Olava, entre outros.

Por fim, com o documentário Woman Are Heroes somos transportados para África, Ásia e América do Sul. O artista francês JR leva-nos a locais dos quais já ouvimos falar na televisão quando alguma tragédia se abate sobre eles, mas que se encontram afastados dos habituais destinos turísticos. Trabalhando disfarçado, ele transforma as ruas, os edifícios, as favelas em verdadeiras galerias de arte, obrigando os transeuntes a ver Arte que, de outro modo, não encontrariam. A sua motivação é trazer à superfície questões fundamentais.

Fica, então, com o trailer da nossa Estreia da Semana, Morangos com Açúcar: o filme: