This is Now é o projeto que permite saber um pouco do que está a acontecer nas grandes cidades do mundo, com as pessoas comuns, neste preciso momento. A plataforma online atualiza a todo o momento a sua actividade através de fotos do Instagram.

Podem não ser as grandes notícias da atualidade nem os escândalos do momento, mas são as impressões do momento que tiram o pulso ao que está a acontecer pelas cidades mais movimentadas do mundo. O método é simples: um feed que usa as fotos captadas pelo Instagram e que as seleciona através da geolocalização definida pelos utilizadores.

A ideia foi de três jovens habitantes de Sydney. Maurício Massaia, Márcio Puga e Per Thoresson queriam saber o que se passa junto de si, na cidade onde vivem. Assim surgiu, em Julho deste ano, o This is Sydney Now, que viciou inicialmente algumas centenas de pessoas e que acabou por ser o pontapé de saída para a criação do London Now, que urgia com o início dos Jogos Olímpicos.

A experiência pode ser agora vivida em doze cidades diferentes, sempre online. O espírito de Los Angeles, Las Vegas, Nova Iorque, Rio de Janeiro, São Paulo, Madrid, Tel Aviv, Londres, Estocolmo, Paris, Tóquio e Sydney já está em permanente atualização na Internet. Para Maurício, um dos fundadores da ideia, o que é interessante é que “em diferentes lugares, as pessoas têm a mesma mania de postar muitas fotos de comida e animais fofinhos“.