A nave Curiosity, que aterrou em Marte no passado dia 5 de agosto ao fim de uma viagem de 567 milhões de quilómetros, conseguiu reproduzir a primeira mensagem de voz humana. Para além do administrador da NASA, também Will.i.am já viu a sua voz transmitida no espaço, através uma música escrita para o efeito.
A NASA disponibilizou um vídeo gravado no momento em que os colaboradores do centro de controlo da nave ouvem a mensagem de Charles Bolden, administrador da NASA. A transmissão foi assegurada através do sistema Deep Space Network.
“Com esta mensagem de voz foi dado outro pequeno passo para alargar a presença humana além da Terra, com a experiência de explorar mundos remotos a ficar um pouco mais perto de todos nós” referiu Dave Lavery, um executivo do programa Curiosity, citado num comunicado da NASA.
“À medida que a Curiosity continua a sua missão, esperamos que estas palavras sirvam de inspiração para alguém hoje, e que se torne na primeira pessoa a estar na superfície de Marte. E tal como o grande Neil Amstrong, falará em voz alta sobre o tal novo passo de gigante na exploração humana” – concluiu.
Além da transmissão da mensagem de voz, a nave Curiosity enviou imagens em alta-resolução das colinas acidentadas do Mounte Sharp, já assumidas pelos cientistas como sendo valiosas para o estudo do planeta Vermelho e compreensão da sua história geológica.
Colinas acidentadas do Mounte Sharp
"Área do Monte Sharp onde a Curiosity irá" - A afirmação partiu de Michael Malin, investigador principal do Malin Space Science Systems de San Diego, EUA, citado pelo comunicado da NASA.
Outra notícia foi avançada pelo jornal Público esta manhã: após a transmissão da mensagem de Charles Bolden ontem, agora foi a vez da transmissão espacial da música Reach for the Stars, que o rapper norte-americano Will.i.am escreveu para assinalar o êxito da nave Curiosity.
watch?v=6WZGxg0oPKc&feature=player_embedded
“O objectivo é inspirar os jovens a levar uma vida sem limitar o seu potencial e perseguindo a colaboração entre as artes e a tecnologia”, afirmou Will.i.am em comunicado.
Em Reach for the Stars, o rapper procura não só estimular os mais jovens para a ciência, mas também prestar uma homenagem a Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar a Lua e que morreu este sábado, como lembrou Charles Bolden.
No entanto, esta não foi a primeira vez que a NASA e a música se cruzam no espaço. Em Novembro de 2005, Paul McCartney interpretou a canção Good Day Sunshine durante um concerto que foi retransmitido na Estação Espacial Internacional.
E, em 2008, a NASA transmitiu no espaço a música Across the Universe, dos Beatles.
A Curiosity encontra-se na superfície de Marte há cerca de três semanas, na sequência de uma missão que deverá durar dois anos. O objectivo é procurar provas da existência de vida no planeta.