RTP

RTP com comprador à vista

O interesse do Governo em libertar-se do canal da RTP abre portas às intenções do grupo angolano Newshold, detentor do jornal SOL. A holding torna-se assim num possível comprador, tendo para isso criado a empresa Novo Conteúdo.

A notícia foi ontem avançada pelo jornal Público, que cita fontes do mercado para afirmar que o objectivo subjacente à criação desta empresa é a preparação da candidatura à privatização de uma frequência da RTP. Essas mesmas fontes garantem que o grupo já está a contratar colaboradores para a elaboração do projeto, sendo José Marquitos, que foi vice-presidente da RTP durante quatro anos, quem está a conduzir o processo.

No entanto, José Marquitos nega qualquer envolvimento. Admitiu que o grupo criou de facto uma nova empresa, mas que apenas serve de intermediária entre os compradores e os vendedores de espaço publicitário em órgãos de comunicação social.  Destina-se apenas a “conseguir mais eficiência em áreas como a publicidade e a distribuição para o jornal SOL“.

A empresa foi criada em dezembro de 2011 e teve como presidente a advogada Ana Bruno, representante de investidores angolanos em 20 outras empresas, e na altura também presidente da Newshold.

Além do jornal SOL, o grupo tem uma participação em cerca de 15% na Cofina, que edita o Correio da Manhã e uma participação de 1,7% na Impresa. A Cofina, que actualmente está a apostar no sector da televisão através do Correio da Manhã TV é o parceiro natural para a Newshold no alinhamento da RTP. No entanto, a Cofina não quis comentar o assunto.

Esta questão da RTP está a gerar polémica e informações contraditórias. Para uns, a candidatura de capitais angolanos é ponto assente. Outros falam num possível desinteresse de compradores.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
nuno andré ferreira
Nuno André Ferreira. World Press Photo premeia fotógrafo português