Os Natural3Soul são um trio formado em 2012 composto por Salomé Caldeira (voz), David Piçarra (Guitarra/voz) e Renato Batista (trompete). Das suas influências fazem parte grande nomes da Soul Music como Stevie Wonder, Joss Stone, Michael Bublé entre muitos outros.

Atualmente dedicam-se à apresentação do projeto em vários espetáculos onde interpretam originais de outros artistas dos quais fazem os seus próprios arranjos musicais.

Como surgiram os Natural3Soul?

Os Natural3Soul surgiram quando três músicos que já se conheciam de outro projeto musical resolveram juntar-se para criar um formato acústico.

É verdade que têm outro projeto musical chamado SoulQueen?

Sim. Os SoulQueen na verdade foi o primeiro projeto no qual os três participamos juntos, é um projeto com as mesmas influências, mas no qual contamos com a presença de mais elementos: percussão, guitarra-baixo, teclas e saxofone.

A vossa sonoridade denota larga influência da música soul. É por aí que pretendem seguir quando, por exemplo, gravarem um trabalho de originais?

É verdade que a nossa sonoridade deriva muito da Soul-Music, sendo este um gosto comum entre nós. Mas acima de tudo e de todas as nossas influências, nós queremos definir o nosso estilo musical através dos instrumentos que temos e da sua junção.

Por falar nisso, já têm algum tema vosso?

Estamos a trabalhar nisso.

Como tem sido a receção do público? Há um reconhecimento maior por a Salomé ter participado recentemente de um programa televisivo?

O público tem-se mostrado muito recetivo. Quanto à recente presença da Salomé num programa televisivo temos tentado ao máximo separar as coisas, porque a própria não quer ficar eternamente ligada apenas à sua participação no programa. Daí tentarmos dar a conhecer ao público os “Natural3Soul” como um só.

Estão inseridos na plataforma online Música no Mapa, têm conta no youtube e página no Facebook. Acreditam que a Internet é a melhor forma de divulgação para novas bandas?

Não diríamos que é a melhor forma de divulgação, mas talvez a mais acessível neste momento. A melhor forma de divulgarmos o nosso trabalho é sem dúvida no palco.

Qual a mais-valia que cada elemento traz ao projeto?

A Salomé tem a sua voz inconfundível carregada de Soul. O David mais do que um grande guitarrista tem também a sua voz inconfundível que cola muito bem com a da Salomé. E o Renato com a trompete dá uma cor diferente ao habitual formato acústico. Os três juntos tentam criar um novo formato para diversificar a música em Portugal.

Com quem gostariam de colaborar no futuro?

Como é certo, seguindo as nossas influências, a nível nacional teríamos um enorme gosto em trabalhar com Rui Veloso, Aurea, entre outros. A nível internacional sem dúvida, Stevie Wonder e Joss Stone são aqueles por quem mais nos seguimos.

Para quem não conhece digam uma razão para ouvir os Natural3Soul.

Os Natural3Soul como já foi dito tentam criar um novo formato musical que para já conta com versões de temas conhecidos por todos e que sabem sempre bem recordar.

Vamos ouvir falar vocês nos próximos tempos? Algum projeto na manga?

Irão continuar a ouvir falar de nós. Quanto a novos projetos, estamos a trabalhar em originais que poderão seguir na nossa página.

Como definem atualmente a música em Portugal?

Nos dias de hoje uma grande massa jovem está a tentar fazer emergir os seus projetos musicais e os seus temas originais mas são poucos aqueles que conseguem, por falta de apoio por parte das editoras e produtoras. Existem raras exceções como é o caso de Aurea, Expensive Soul, HMB.

Natural3soul

* Entrevista cedida pelo Blog Made In Portugal