Esta quinta-feira são cinco os novos filmes que poderemos ver, a partir de hoje, nos cinemas nacionais. Numa semana dominada pela comédia, é um romance que se destaca, por entre a ação e o thriller. A Estreia da Semana, para o Espalha-Factos, é 360 – A Vida é um Círculo Perfeito, o novo filme de Fernando Meirelles. Apresentamos também o box office da semana que passou.

Em 360, o “efeito dominó” é a palavra chave. A partir da decisão de um homem de ser fiel à sua mulher, desencadeia-se uma série de eventos que têm consequências dramáticas, um pouco por todo o mundo. E no final tudo regressa ao mesmo casal e à mesma decisão. O filme passa por Vienna, Rio de Janeiro, Paris, Londres, Bratislava, Denver e Phoenix, dando uma volta de 360 graus.

É inspirado na obra Der Reigen, de Arthur Schnitzler, numa adaptação moderna. Ao argumento de Peter Morgan e à realização de Fernando Meirelles, que nos ofereceu já A Cidade de Deus e Ensaio Sobre a Cegueira, entre outros filmes, juntam-se, no elenco, nomes como Rachel Weisz, Anthony Hopkins, Jude Law e Ben Foster.

Outra grande estreia esta semana é O Legado de Bourne, de Tony Gilroy, o quarto filme de uma saga que tem dado que falar nos últimos anos – desta vez sem Matt Damon à frente. O novo herói é Jeremy Renner, no papel de Aaron Cross, que segue o caminho deixado em aberto pelos filmes anteriores. Edward Norton, Joan Allen, David Strathairn, Scott Glenn e Rachel Weisz (em dose dupla esta semana), entre outros, completam o elenco.

Dos Estados Unidos chega-nos ainda 2 Dias em Nova Iorque, escrito, realizado e protagonizado pela francesa Julie Delpy e Chris Rock. Marion vive em Nova Iorque e tem um novo namorado. Com a chegada da família, a sua vida fica de pernas para o ar. À comédia juntam-se, esta semana, os filmes Piranha XXL, de John Gulager, em 3D, e O Samaritano, filme canadiano sobre um homem que tenta escapar ao passado mas não consegue. Com Samuel L. Jackson e Tom Wilkinson, este último tem realização de David Weaver.

Podes ver aqui o trailer do filme da semana:

Box Office

No Box Office da semana de 16 a 22 de agosto, Brave – Indomável lidera a tabela, com 726.717,13 euros de receita bruta e 119.503 espectadores na primeira semana de exibição. Também na sua primeira semana, Os Mercenários 2 ocupa o segundo lugar da tabela, seguindo-se Madagáscar 3, O Cavaleiro das Trevas Renasce e Ted. A fechar o top 10 está ainda A Idade do Gelo 4 – Deriva Continental, há 56 dias no top do Box Office nacional. Mais uma vez, tanto os Estados Unidos enquanto país de origem como a ZON – Lusomundo como distribuidora lideram também nos 20 escolhidos esta semana pelos espectadores portugueses. A lista completa pode ser consultada aqui.