A emissão de publicidade nos quatro canais de sinal aberto registou uma queda de 10,5% em relação ao ano passado. Os dados foram apresentados pela Marktest e afirmam que no mês de julho do corrente ano, excluindo as autopromoções do canal, há uma média diária de 478 reclames por canal, num total de 59.212.

No passado mês, foram transmitidas pelos quatro canais 480 horas de publicidade, o que corresponde a uma média de três horas e 52 minutos. Estes valores fornecidos pelo Media Monitor apontam também para uma queda de 6,3% comparado com o período homólogo.

Com 66.199 registos de publicidade, julho de 2011 foi o mês com maior número de inserções comerciais no último ano. Na ponta oposta, com o valor mais baixo assinalado está janeiro de 2012 com apenas 48.529.

No entanto, enquanto se regista uma queda do número de reclames, o tempo de duração dos spots comerciais passou a ser de 31 segundos, um a mais que no mesmo período do ano anterior. O aumento foi apenas visível na SIC e na TVI. Na RTP1 e RTP2 houve um aumento da duração média de 11 e 45 segundos respetivamente justificado pela duração da publicidade de Telecompras.

watch?v=aZN2rrizJok