Com o feriado à porta, as estreias cinematográficas nacionais anteciparam-se. Hoje temos quatro estreias e amanhã uma. Do terror ao drama, passando pela ação/aventura e pela comédia, o Espalha-Factos destaca como Estreia da Semana a história da destemida princesa escocesa Merida em Brave – Indomável.

Com produção da Walt Disney Studios e da Pixar Animation Studios, que se juntam pela 13.ª vez, os realizadores Mark Andrews, Brenda Chapman e Steve Purcell trazem-nos a história de Merida, uma habilidosa arqueira, filha do Rei Fergus e da Rainha Elinor.

Determinada a trilhar o seu próprio destino, Merida desafia um costume ancestral, sagrado para os poderosos senhores da terra: o intenso Lord MacGuffin, o arrogante Lord Macintosh e o irritante Lord Dingwall. As ações de Merida lançam inadvertidamente o caos e a fúria no reino, e quando ela recorre a uma velha e excêntrica Bruxa, a ajuda vem em forma de maldição. O perigo iminente força Merida a descobrir o significado da verdadeira coragem para que possa desfazer a terrível maldição antes que seja tarde demais.

Na versão original, Kelly MacDonald dá voz a Merida, enquanto que por cá foi Daniela Ruah encarregue da dobragem. Billy Connolly e Emma Thompson são os monarcas Fergus e Elinor e o restante elenco de vozes conta ainda com Julie Walters, Craig Ferguson, entre outros. Confere aqui a crítica à versão portuguesa pela Raquel Santos Silva.

A animação levou seis anos a ser produzida e está destinada a ser mais um sucesso da Disney/Pixar: na sua semana de estreia nos Estados Unidos, Brave arrecadou 66,7 milhões de dólares (54,1 milhões de euros), batendo Madagáscar 3, que fez 20,2 milhões de dólares (16,4 milhões de euros).

A Casa na Floresta é outra das estreias de hoje. Realizado por Drew Goddard, este filme de terror conta a história de cinco jovens estudantes que decidem quebrar a rotina e passar um fim-de-semana longe da cidade. Para isso seguem viagem até uma casa no meio de uma floresta. Porém, o que ao princípio lhes parece libertador e cheio de possibilidades, depressa se torna num pesadelo de proporções inimagináveis. Kristen Connolly, Chris Hemsworth e Anna Hutchison são alguns dos protagonistas.

O Coração da Tempestade, de Fred Schepisi, conta a história de duas enfermeiras, uma empregada doméstica e um advogado que assistem Elizabeth Hunter enquanto os seus filhos Basil e Dorothy se reúnem no seu leito de morte. Mas tanto na vida como na morte, a Sra. Hunter mantém-se uma força poderosa para todos os que a rodeiam. Este drama australiano conta com Charlotte Rampling, Dustin Clare, Geoffrey Rush e Judy Davis nos principais papéis.

A última estreia de hoje é Os Mercenários 2, de Simon West. Protagonizado por Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone, desenrola-se após o brutal assassinato de Tool durante uma missão. O batalhão de mercenários reúne-se mais uma vez em busca de vingança. Ao mesmo tempo, a bela filha de Tool, Fiona, quer fazer justiça com as próprias mãos, mas acaba por ser capturada. Barney Ross e companhia tentarão salvá-la.

Amanhã estreia a comédia O Futuro, de Miranda July, que conta a história de uma casal que decide adoptar um gato abandonado. Ao fazê-lo, a perspectiva de vida de ambos muda radicalmente. Uma mudança que vai alterar literalmente o curso do tempo e do espaço ao mesmo tempo que testa a sua confiança no outro e em si mesmos. Hamish Linklater e Isabella Acres são alguns dos nomes que fazem parte do elenco.

Fica, então, com o trailer dobrado em português da nossa Estreia da Semana, Brave – Indomável:

http://www.youtube.com/watch?v=dfjwLyAkI9g