De acordo com a revista Forbes, o norte-americano James Patterson foi o que mais ganhou dinheiro no ano passado com o seu trabalho. Com um rendimento de cerca de 76 milhões de euros, o escritor ocupa o primeiro lugar da lista realizada anualmente.

A ocupar o segundo e terceiro lugares encontram-se Stephen King, com 31,6 milhões de euros, graças ao lançamento de um livro da coleção A Torre Negra, e a escritora Janet Evanovich que obteve mais de 26 milhões de euros com a série Stephanie Plum.

Nos lugares seguintes encontram-se John Grisham, com 21 milhões em rendimentos, o escritor de livros infantis Jeff Kinney, com uma receita de 20 milhões de euros e Bill O’Ralley, reconhecido pelas obras sobre presidentes americanos que lhe rendeu 19,5 milhões de euros no ano passado.

Na 11.ª posição da lista encontra-se J. K. Rowling, mesmo sem lançar nenhum livro novo há cinco anos. O 13.º lugar pertence a Stephenie Meyer, autora da série Twilight. A segunda parte do filme Amanhecer, o último da saga, estreia no final de novembro.

Apesar de estar longe de um dos primeiros lugares da lista, a revista Forbes destaca ainda E. L. James, escritora do livro As 50 Sombras de Grey. Apesar de ter tido unicamente uma receita de quatro milhões de euros no ano passado, foram vendidas mais de 20 milhões de cópias do romance erótico nos últimos quatro meses, tendo a escritora vendido os direitos da obra para o cinema.

Vê o vídeo sobre o livro 50 Sombras de Grey:

Lista completa dos escritores mais ricos em 2o11:

1. James Patterson: 94 milhões de dólares

2. Stephen King: 39 milhões de dólares

3. Janet Evanovich: 33 milhões de dólares

4. John Grisham: 26 milhões de dólares

5. Jeff Kinney, 25 milhões de dólares

6. Bill O’Reilly: 24 milhões de dólares

7. Nora Roberts: 23 milhões de dólares

8. Danielle Steel: 23 milhões de dólares

9. Suzanne Collins: 20 milhões de dólares

10. Dean Koontz: 19 milhões de dólares

11. JK Rowling: 17 milhões de dólares

12. George RR Martin: 15 milhões de dólares

13. Stephenie Meyer: 14 milhões de dólares

14. Ken Follett: 14 milhões de dólares

15. Rick Riordan: 13 milhões de dólares