O Internet Explorer é o browser preferido dos portugueses para navegar na web. No primeiro semestre de 2012 o navegador da Microsoft liderou a tabela seguido do Google Chrome e do Mozilla Firefox.

Curioso o que o Netscope da Marktest, o auditor de vários sites nacionais, nos revela. Quase metade dos portugueses usa o Internet Explorer, um número que surpreende os utilizadores mais intensivos da Internet, mas que é facilmente explicado pelo facto de o IE vir instalado nativamente no Windows, que continua a ser o sistema operativo mais utilizado em Portugal.

49.9% das 8.5 milhões visualizações registadas pelo Netscope, de janeiro a junho de 2012, foram feitas com o IE. Em segundo lugar está o navegador da Google, o Chrome regista mais de um quarto das visualizações, com 25.3%. No último lugar do pódio está o Firefox da fundação sem fins lucrativos Mozilla, com 17.9% das visualizações.

Destaque ainda para o navegador da Apple, Safari que regista 4.8% e ainda no universo Apple, enfoque para o registo do iPhone que já conta com 1% das visualizações.

O Internet Explorer alcançou o seu pico de quota em janeiro, ao alcançar 52.8%. No entanto apesar do protagonismo o navegador da Microsoft foi perdendo a sua força, ao acabar o semestre com 46.7% das visualizações. Contrastando com esta situação, o Google Chrome registou um crescimento positivo no último semestre, acabando-o com 28%.  Já o Mozilla Firefox conta com uma redução não muito significativa.