O mês de agosto abre com três estreias nos cinemas nacionais, três novos dramas que chegam às salas portuguesas: um dos Estados Unidos, outro da China e outro de França. O grande destaque vai para o muito aguardado regresso da história de Batman, no último filme da triologia de Christopher Nolan: O Cavaleiro das Trevas Renasce.

The Dark Knight Rises decorre oito anos após o desaparecimento de Batman das ruas de Gotham City, ao tornar-se fugitivo e inimigo da cidade por ser culpabilizado pela morte de Harvey Dent, em O Cavaleiro das Trevas. Durante alguns anos, a lei anti-crime de Dent funcionou e a atividade criminosa na cidade foi menorizada, mas tudo muda com a chegada de uma gata silenciosa e astuta e, sobretudo, de Bane, um terrorista mascarado que ataca Gotham. A ameaça leva Bruce Wayne a sair do seu exílio autoimposto e a voltar a vestir a pele de Batman, procurando salvar a cidade.

Christopher Nolan assina a realização, bem como o argumento, juntamente com Jonathan Nolan. A Christian Bale, o Batman da triologia, juntam-se novamente Michael Caine, Gary Oldman e Morgan Freeman. O elenco fica completo com novas caras: Anne Hathaway, Tom Hardy, Marion Cotillard e Joseph Gordon-Levitt. O thriller já tem crítica no Espalha-Factos, pela Inês Moreira Santos.

Christian Bale está em dose dupla, esta semana, nas estreias cinematográficas. Em conjunto com Ni Ni, protagoniza As Flores da Guerra, drama de Yimou Zhang, uma história de amor e guerra. Alguns heróis invisíveis da cidade de Nanjing e atos de sacrifício são contados neste filme, quando um homem encontra refúgio numa igreja, com um grupo de mulheres, durante o massacre de 1937, e procura salvá-las fazendo-se passar por padre.

Por fim, de França chega-nos A Princesa de Montpensier, um drama de Bertrand Tavernier. Mélanie Thierry protagoniza o filme, sobre uma jovem aristocrata que procura sobreviver a uma teia de intrigas, paixões e guerras, ao ficar dividida entre o marido, um príncipe que não ama; um antigo pretendente e devasso; e ainda um velho aristocrata que sempre gostou dela secretamente.

Aqui fica o trailer do filme da semana:

Box Office

No Box Office da semana de 26 de julho a 1 de agosto, o filme Madagáscar 3 lidera a tabela na sua semana de estreia, ultrapassando Ted, que ocupa agora a segunda posição. Madagáscar 3 obteve 1.437.714,91 euros de receita bruta nos primeiros sete dias e 236.822 espectadores, ultrapassando até os valores acumulados de Ted, ao fim de duas semanas nos ecrãs. A animação completa o top 3 com A Idade do Gelo 4 – Deriva Continental, seguindo-se O Fantástico Homem-Aranha e Magic Mike. Destaque para Red Lights – Mentes Poderosas, Homens de Coragem e Morre… e Deixa-me em Paz, que estrearam há uma semana e encontram-se também nos 10 mais vistos da semana. A lista completa pode ser consultada aqui.