A Smooth Fm comemora no próximo dia 2 de agosto o aniversário da apresentação da canção Garota de Ipanema, pela primeira vez em 1962, numa sessão de concertos de Bossa Nova.

A composição original era d0 poeta/dramaturgo/jornalista Vinicius de Moraes, que batizou a canção de Menina Que Passa só posteriormente, com a participação de Tom Jobim, se tornaria em Garota de Ipanema, a versão mundialmente conhecida e reconhecida.

“Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça é ela menina que vem e que passa…” foi apresentada no espetáculo apelidado “O Encontro” que juntou António Carlos Jobim, Vinícius de Moraes e João Gilberto em 1962, no dia 2 de agosto, que decorreria por 45 noites em Copacabana no bar Bon Gourmet. Os três grandes “autores” da belíssima composição não voltariam a atuar juntos. No ano seguinte, a 19 de Março, viria a ser lançado o primeiro LP pela editora Verve com a canção, como já foi relembrado aqui. Quem inspirava a canção já se sabe, era Heloísa Pinheiro, que só descobriu esse facto mais tarde.

Após 50 anos há versões várias desta canção: de Sinatra a Amy Winehouse, são mais de 170.

Para comemorar a data especial a Smooth Fm preparou para a próxima quinta feira uma emissão especial dedicada à Garota de Ipanema. Entre as 20h00 e as 24h00 pretende entrar no mundo da bossa nova, tendo como convidadas especiais Marta Hugon, Elisa Rodrigues e Adriana, as vozes portuguesas do jazz que trazem novas versões da mesma canção.

Para ouvir basta sintonizar a rádio dedicada ao Smooth Jazz em  103.0 para Lisboa,  89.5 para o Porto e na frequência 92.8, para a Região Centro.