A série Maternidade está de volta à RTP1 já no próximo dia 19 de agosto, com a estreia da segunda temporada. A personagem de Lúcia Moniz, Madalena Pires, abraça uma oportunidade profissional neste regresso da série, atravessando algumas dificuldades no início desta nova vida.

A Dr. Madalena Pires começa a dirigir, nesta nova temporada, a Maternidade Porto Seguro, instituição privada que oferece serviços de obstetrícia, neonatologia, pediatria e cirurgia pediátrica. O convite que lhe endereçaram foi aceite prontamente, tratando-se de uma das melhores unidades de obstetrícia e ginecologia do país. No entanto, a manutenção da qualidade da instituição é colocada em causa quando, alguns meses depois, a administração pede a Madalena que corte nas despesas e otimize os lucros.

No primeiro episódio, que estreia a uma quinta-feira, a médica tem de se habituar ao cinismo do médico Saldanha, que há vários anos contava ser convidado para o lugar de diretor clínico da maternidade. Sofrerá também um enorme desgosto pessoal, quando o helicóptero onde o namorado seguia se despenha no Haiti. Neste contexto, vai ter de fazer uma cesariana urgente a uma mãe que só queria ter o filho quando o marido regressasse do Kosovo e que decide tomar comprimidos para evitar a gravidez, prejudicando o bebé. Surge ainda uma bebé recém nascida, com um problema no coração. que Rosa encontra no lixo e considera adotar, mas depressa abandona a ideia dado que a mãe e os avós aparecem para a levar.

Do elenco fazem parte, para além de Lúcia Moniz, Rita Blanco, Martinho Silva, Patrícia Bull, Luís Lucas, Miguel Damião, Pedro Diogo, Margarida Carpinteiro, Cláudia Semedo, Isabel Figueira, Cleia Almeida, Miguel Costa, João Reis, Sara Mestre e Ricardo Carriço.

Fotografias: José Pinto Ribeiro (Wanda PR) @ Flickr RTP