Foi apresentada este mês a programação da temporada de 2012/2013 do São Luiz Teatro Municipal pelo Diretor Artístico, José Luís Ferreira.

Foi já revelada a programação do São Luiz para a próxima época. A apresentá-la estiveram o Diretor Artístico do São Luiz, José Luís Ferreira, juntamente com Catarina Vaz Pinto, Vereadora da Cultura. Ainda presentes estiveram o Presidente do Conselho de Administração da EGEAC, Miguel Honrado, e inúmeros colaboradores que irão ajudar a organizar a referida temporada.

Entre os mais de 40 eventos que compõem a próxima temporada do São Luiz, destaque para o primeiro, que abre 2012/2013: uma homenagem ao recentemente falecido compositor e intérprete Bernardo Sassetti, entre os próximos dias 13 e 15 de setembro de 2012, cujo título será Bernardo Sassetti – Fragmento. Movimento. Ascensão. No texto de apresentação deste tributo pode ler-se “Abordar a obra de Bernardo Sassetti, mais do que prestar-lhe uma homenagem, é procurar com ele o lugar da arte no mistério da humanidade. Medir a distância que vai do chão terreno à suspensão, à inquietação, à necessidade de criar e descobrir quem somos“.

De 21 a 23 de setembro, sobe ao palco a ópera em cinco atos Páris e Helena, de Christoph Willibald Gluck, obra que relata a história de amor de um dos mais apaixonantes mitos da antiguidade. Com encenação de Clara Andermatt, “juntam-se alunos, ex-alunos e professores da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) para criar um projeto em que música, espaço e movimento se fundem num ambiente de intensa emotividade onde deuses e homens conspiram em nome do amor” (transcrição do já referido texto de apresentação).

No mês de outubro e novembro, destaque para Dança da Morte, de August Strinberg. Uma das peças menos representadas deste autor em Portugal, retrata a “vida claustrofóbica de um casal isolado do mundo” (in texto de apresentação), uma obra que se inclui na das mais importantes da dramaturgia contemporânea. A encenação é levada a cabo por Marco Martins e conta com interpretações de Isabel Abreu, Miguel Guilherme e Sérgio Praia.

Como já vai sendo habitual, o São Luiz volta a apoiar diversos festivais, nomeadamente o InShadow – Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologia (de 3 a 9 de dezembro), o InARTE – Encontros Internacionais de Inclusão pela Arte (de 8 a 14 de abril de 2013), o 11º Festival da Escola Superior de Música de Lisboa (de 4 a 5 de maio de 2013), o Festival para Um Instrumento (de 14 a 15 de maio de 2013) e o FIMFA Lx13 – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas (de 23 a 26 de maio de 2013).

Para uma informação mais detalhada acerca da temporada 2012/2013, clica aqui.