Depois de pedir um aumento de 2 milhões de dólares, a produção decidiu afastar Jennifer Lopez do programa, enquanto Steven Tyler optou por voltar ao seu primeiro amor, os Aerosmith. Ambos foram contratados no intuito de devolver à Fox os dias de glória do programa. No entanto, a saída de Simon Cowell e a acirrada concorrência fizeram com que as audiências descessem a pique. Ainda que o Idol continue a ser um dos programas de talentos mais vistos no mundo, estas duas estrelas não conseguiram contrariar esta tendência.

Apesar de afirmar que a sua saída do American Idol foi por opção própria, a verdade é que J.Lo foi despedida pela Fox, por exigir um salário de 17 milhões. Por seu lado, Steven Tyler explicou: «Depois de alguns difíceis pensamentos… Eu decidi que chegou a hora de deixar a minha amante American Idol, antes que ela se torne possessiva. Distanciei-me do meu primeiro amor, Aerosmith e estou de volta. (…) Idol foi extremamente divertido e eu adorei cada minuto. Agora é hora de trazer o rock de volta».

Aretha Fraklin, dona de uma carreira invejável, já fez saber o seu interesse em participar como jurada no TV show. Contudo, muitos nomes de Hollywood estão a ser considerados para ocupar estas duas vagas, como Mariah Carey, Kanye West, Lenny Kravitz e Mary J Blidge