A próxima edição do Queer Lisboa já tem data marcada para os dias 21 a 29 de setembro. Na conferência de imprensa, que teve lugar na Pensão Amor, foram reveladas algumas novidades do Queer Lisboa – Festival de Cinema Gay e Lésbico.

Na conferência de antevisão do Festival de Cinema Queer foi confirmada a programação da secção Queer Art, que vai exibir obras de vários artistas como Marina Abramovic com o seu documentário The Artist is Present, Le Ciel en Bataille do escritor Rachid B. e o biopic Joshua Tree 1951, um filme controverso sobre a vida de James Dean antes de alcançar a fama. Destaque também para o regresso do realizador norte-americano Travis Matthew com o seu documentário In Their Room: Berlin, como também do alemão Rosa Von Praunheim que nos contempla com a sua obra de excelência King of Comics, dedicada à banda-desenhada de Ralf König, artista influente na cultura queer.

A secção Queer Art apresenta a sessão Screening & Party com a estreia inédita da obra lisboeta de João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira, O Rei dos Gnomos. A convite de Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura  tem exibição marcada para o dia 22 de setembro, à meia noite, no Teatro do Bairro.

O Prémio do Público foi alargado para a Competição para Melhor Longa-Metragem e Melhor Documentário, “dada a adesão crescente dos nossos espectadores ao Prémio do Público para Melhor Curta-Metragem”, como justifica o diretor artístico do Queer Lisboa.

Outra novidade importante na próxima edição do Queer é a legendagem assegurada de todos os filmes da programação que vão ser exibidos na sala 1 do Cinema São Jorge, incluindo os filmes que integram a Competição para Melhor Longa-Metragem e Melhor Curta-Metragem.

O Queer Lisboa associa-se este ano à Pixel Bunker, de modo a incentivar a produção nacional. O novo júri da Competição das Melhores Curtas-Metragens atribuirá o primeiro prémio de 5.000 euros em serviços de pós-produção ao melhor filme português eleito vencedor.

Paralelamente aos visionamentos, outras atividades vão ter lugar no Festival Queer Lisboa. A 16ª edição contará com o workshop Dança + Vídeo, que irá culminar com uma performance no dia 28 de setembro e o workshop Análise e Crítica de Cinema conduzido pelo crítico de cinema Boyd Van Hoeij, que vai decorrer nos dias 26 e 27 de setembro.

Para mais informações sobre o festival visita o site oficial: http://queerlisboa.pt/