13341286_M4i9r

Queer Lisboa em Lisboa de 21 a 29 de setembro

A próxima edição do Queer Lisboa já tem data marcada para os dias 21 a 29 de setembro. Na conferência de imprensa, que teve lugar na Pensão Amor, foram reveladas algumas novidades do Queer Lisboa – Festival de Cinema Gay e Lésbico.

Na conferência de antevisão do Festival de Cinema Queer foi confirmada a programação da secção Queer Art, que vai exibir obras de vários artistas como Marina Abramovic com o seu documentário The Artist is Present, Le Ciel en Bataille do escritor Rachid B. e o biopic Joshua Tree 1951, um filme controverso sobre a vida de James Dean antes de alcançar a fama. Destaque também para o regresso do realizador norte-americano Travis Matthew com o seu documentário In Their Room: Berlin, como também do alemão Rosa Von Praunheim que nos contempla com a sua obra de excelência King of Comics, dedicada à banda-desenhada de Ralf König, artista influente na cultura queer.

A secção Queer Art apresenta a sessão Screening & Party com a estreia inédita da obra lisboeta de João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira, O Rei dos Gnomos. A convite de Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura  tem exibição marcada para o dia 22 de setembro, à meia noite, no Teatro do Bairro.

O Prémio do Público foi alargado para a Competição para Melhor Longa-Metragem e Melhor Documentário, “dada a adesão crescente dos nossos espectadores ao Prémio do Público para Melhor Curta-Metragem”, como justifica o diretor artístico do Queer Lisboa.

Outra novidade importante na próxima edição do Queer é a legendagem assegurada de todos os filmes da programação que vão ser exibidos na sala 1 do Cinema São Jorge, incluindo os filmes que integram a Competição para Melhor Longa-Metragem e Melhor Curta-Metragem.

O Queer Lisboa associa-se este ano à Pixel Bunker, de modo a incentivar a produção nacional. O novo júri da Competição das Melhores Curtas-Metragens atribuirá o primeiro prémio de 5.000 euros em serviços de pós-produção ao melhor filme português eleito vencedor.

Paralelamente aos visionamentos, outras atividades vão ter lugar no Festival Queer Lisboa. A 16ª edição contará com o workshop Dança + Vídeo, que irá culminar com uma performance no dia 28 de setembro e o workshop Análise e Crítica de Cinema conduzido pelo crítico de cinema Boyd Van Hoeij, que vai decorrer nos dias 26 e 27 de setembro.

Para mais informações sobre o festival visita o site oficial: http://queerlisboa.pt/

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Praça da Alegria
‘Praça da Alegria’ tem novos apresentadores durante isolamento da equipa