O Dicionário de personagens da obra de José Saramago será apresentado no próximo dia 13 de julho, pelas 12 horas, na Casa dos Bicos, em Lisboa, sede da Fundação Saramago. A obra é, como o título indica, um dicionário com todas as personagens que José Saramago incorporou nos seus livros.

Ao longo de 15 anos, 15 colaboradores e 68 pesquisadores trabalharam neste dicionário, que reúne 354 personagens das obras do autor Nobel da Literatura. A abertura acontece com a reprodução do discurso do escritor na aceitação do Prémio Nobel, em1998, incluindo no final uma curta biografia de José Saramago, a bibliografia e a lista de prémios, condecorações e doutoramentos honoris causa recebidos.

A investigadora e autora Salma Ferraz, coordenadora da obra, tem já uma vasta obra literária e é professora associada de Literatura Portuguesa na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis – Brasil. No prefácio, a académica brasileira confessa-se, inclusivamente, insatisfeita com o resultado do dicionário: “Não estou contente, persigo a perfeição e já visualizo várias revisões em futuras edições“.