A RTP Olímpicos chega no dia 25 de julho aos operadores de Cabo. Além do canal exclusivo, serão várias as horas dedicadas aos JO  de 2012, na RTP1 e na RTP2, começando já este domingo, com uma grande homenagem aos atletas portugueses.

O canal, exclusivamente dedicado aos Jogos Olímpicos, estará presente para os clientes Meo, Zon e Vodafone, estando ainda a decorrer negociações para assegurar a sua presença noutros operadores. Segundo o Correio da Manhã, a emissão da RTP Olímpicos começa já no próximo dia 25, dois dias antes da inauguração oficial do maior evento desportivo, que este ano se realiza em Londres. A partir de 27 de julho, o canal passará a emitir 24 horas por dia, sempre em alta definição (HD).

Durante o mês de junho, a ERC propôs que fosse criado um canal exclusivamente dedicado aos Jogos Olímpicos, em HD,  disponibilizado na Televisão Digital Terrestre. O canal proposto ocuparia o espaço disponibilizado para o canal conjunto em HD, que nunca chegou a entrar em funcionamento, por falta de consenso entre a RTP, SIC e TVI. A RTP vetou a proposta, justificando a decisão pelo elevado custo que esta operação iria exigir.

Mesmo assim, as Olimpíadas não deixarão de estar presentes para todos os Portugueses e já a partir deste fim de semana. No domingo, a RTP1 dedica a sua programação aos atletas Olímpicos e Paralímpicos. Entre as 11 horas e as 13 horas e das 15h40 às 19 horas, Diamantina Rodrigues e Jorge Gabriel apresentam Heróis Olímpicos, a bordo do Navio Escola Sagres. No total, são mais de cinco horas de emissão, em que se relembrarão os tributos olímpicos de Portugal, com presença de vários atletas, que marcam ou marcaram as participações de Portugal nas Olimpíadas.

A partir das 21 horas, cabe a José Carlos Malato e a Catarina Furtado assinalar a partida da comitiva nacional, em direcção a Londres. A partir do Pavilhão Atlântico, o canal público promete um espectáculo original e criativo, evocando os principais valores do Desporto, através da dança e da música. A gala Ambição Olímpica conta ainda com a participação especial dos Xutos & Pontapés.

A partir do dia 15 de julho, a RTP passa a transmitir microprogramas, com uma duração de um minuto, com a participação dos atletas que representarão Portugal, em Londres. Além disso, o canal público transmitirá onze horas diárias de Jogos Olímpicos, divididos em três blocos diários, através da RTP2. Por sua vez, a RTP1 assegurará a transmissão das cerimónias de abertura e de encerramento, para além de alguns jogos de futebol, avança o Correio da Manhã.

No total, estarão na capital britânica 13 profissionais da televisão pública, coordenados por João Pedro Mendonça. Uma equipa mais pequena que a que esteve presente nas Olimpíadas de Pequim 2008, que era formada por 20 pessoas.