Entramos na silly season, mas o cinema, por enquanto, parece escapar a essa realidade tão habitual. Apesar de estrearem apenas quatro filmes, esta semana, nos cinemas nacionais, a expectativa é elevada quanto às estreias em causa. Uma delas, em destaque aqui no Espalha-Factos, é O Fantástico Homem-Aranha, com realização de Marc Webb.

The Amazing Spider-Man recupera a já tão conhecida história de Peter Parker, criado pelos seus tios Ben e May, depois do abandono dos pais em criança. Ao tentar descobrir-se e encontrar o seu caminho, bem como o amor, com a namorada Gwen Stacy, Peter descobre uma mala que pertencera ao pai e que pode levá-lo a compreender a história do desaparecimento dos pais. A pista leva-o para a Oscorp e o ex-sócio do pai, Curt Connors, que tem um alter-ego, The Lizard. Peter compreende então que tem de tomar decisões que vão alterar o seu destino, tornando-o um verdadeiro herói.

Marc Webb realiza o filme de ação e aventura, que volta a trazer Peter Parker ao grande ecrã, depois da adaptação de Sam Raimi nos três filmes protagonizados por Tobey Maguire, em 2002, 2004 2 2007. Desta vez o Homem-Aranha é Andrew Garfield, conhecido, entre outras, pela sua participação no filme A Rede Social. Do elenco principal fazem ainda parte Emma Stone, Rhys Ifans, Denis Leary, Martin Sheen, Sally Field e Campbell Scott.

Moonrise Kingdom é outra das estreias desta quinta-feira. Com realização de Wes Anderson, a comédia conta a história de dois jovens de doze anos que se apaixonam e fazem um pacto, fugindo juntos para um lugar selvagem. Enquanto os tentam encontrar, a comunidade em que viviam é atravessada por uma tempestade e fica ainda mais em alvoroço. O elenco de luxo é encabeçado por Bruce Willis, Bill Murray, Harvey Keitel, Tilda Swinton, Edward Norton, Frances McDormand, entre muitos outros. O filme já tem crítica no Espalha-Factos, aqui.

De França chegam-nos um drama e uma comédia, respetivamente Eu Não Sou a Tua Princesa e A Delicadeza. Eva Ionesco realiza o primeiro, sobre uma artista caprichosa que torna a filha uma musa da moda parisiense. Já A Delicadeza, de David Foenkinos e Stéphane Foenkinos, protagonizado por Audrey Tautou e François Damiens, fala de uma jovem que tem tudo para ser feliz, mas que ainda sofre com a morte acidental do marido. De súbito, beija um colega de trabalho e dali nasce uma relação sentimental improvável, que os obriga a fugir para renascer e viver o seu amor.

Aqui fica o trailer do filme da semana:

Box Office

No Box Office da semana que passou, entre 28 de junho e 4 de julho, A Idade do Gelo 4 – Deriva Continental chegou, viu e venceu: na primeira semana de exibição, conquistou o primeiro lugar da tabela com 905.891,04 euros de receita bruta e 149.651 espectadores. O segundo lugar, muito abaixo destes valores, é ocupado por Prometheus, há 28 dias nas salas nacionais, com 15.050 espectadores e 85.646,50 euros de receita. O top 5 fecha com A Branca de Neve e o Caçador, Agentes Secundários e Diário Secreto de um Caçador de Vampiros, respetivamente na terceira, quarta e quinta posições. A lista completa pode ser consultada no site do ICA.