A RTP alugou à igreja evangélica Assembleia de Deus Ministério da Missão o antigo cinema do Lumiar. Esta igreja, com origem no Brasil, assinou um contrato de três anos, iniciado em junho de 2011, tendo ocupado o espaço desde 1 de setembro do ano passado. Para fazer uso do cinema paga «uma renda mensal de cinco mil euros, com um período de carência de seis meses», avança hoje o Correio da Manhã

A igreja pode ainda «exercer o direito de opção de compra, pelo montante estipulado de 870 mil euros». Caso a este valor se somem os três anos de rendas, num total de 180 mil euros, o negócio pode render à RTP um total de 1,05 milhões de euros.

O cinema do Lumiar, segundo o que avança o jornal diário, já não era utilizado há algum tempo pela estação pública, servindo apenas como armazém. Assim, foi sendo esvaziado e, posteriormente, a administração da RTP decidiu avançar com o seu aluguer.

A Assembleia de Deus Ministério da Missão foi fundada em Portugal no ano de 2002, pelo pastor Paulo Silva. O líder religioso chegou a Portugal dois anos antes, tendo começado as reuniões da igreja numa sala alugada no Hotel Dom Carlos, em Lisboa.