A curta-metragem North Atlantic, de Bernardo Nascimento, foi uma das 50 curtas seleccionadas para a primeira edição do Your Film Festival, organizado por Ridley Scott, conceituado realizador, e patrocinado pelo site You Tube. O filme de Bernardo Nascimento é a única produção portuguesa presente no festival de cinema online.

O filme conta a história de um controlador de tráfego aéreo nos Açores, que acompanha a última noite de um piloto cujo avião não tem combustível suficiente para lhe permitir chegar ao destino. O realizador revela que a participação no festival é uma experiência gratificante, pelo facto de ser possível partilhar o filme com uma audiência universal.

Até ao próximo dia 13 de julho a curta-metragem estará online na página da competição e será sujeita à votação do público, que irá eleger os dez melhores filmes. Por sua vez, o top10 será exibido na próxima edição do Festival de Cinema de Veneza, onde Ridley Scott irá eleger um entre os dez projetos. O premiado receberá 500 mil dólares para a realização de uma longa-metragem, com produção do próprio Ridley e do ator Michael Fassbender.

A curta portuguesa pode ser vista aqui. O grande vencedor será anunciado a 3 de setembro.