A RTP 1 apresentou ontem, ao final da tarde, no Altis Hotel & Spa, a programação a passar no ecrã este verão. O evento contou com a presença de algumas caras bem conhecidas da estação, com predominância daquelas que serão protagonistas da grelha.

Em declarações à imprensa, o diretor de programação do canal, Hugo Andrade, reforçou uma estratégia pautada pela “ligeireza” de conteúdos, adotando uma postura de “descontração“. No fundo, com programas que proporcionem distração, entretenimento e proximidade com o público, a fim de chegar àqueles que seguem a RTP, tal como afirmou Hugo Andrade: “vamos onde achamos que fazemos falta“.

Deste modo, a programação deste verão não fugirá ao que tem sido nos últimos anos, tendo como principal programa diário Verão Total, que contará com a presença de Tânia Ribas de Oliveira, Jorge Gabriel, Sónia Araújo, Francisco Mendes, Serenella Andrade, Carlos Alberto Moniz e Joana Telles na apresentação. Como repórteres, contaré com Hélder Reis, Tiago Góes, Ana Viriato, Sérgio Mateus, Carla Matos Gomes e, por fim, Sérgio Oliveira.

De julho a setembro, Verão Total percorrerá Portugal, num roteiro por cinquenta terras, numa descoberta constante de um país que muitos desconhecem. Em declarações ao Espalha-Factos, Serenella Andrade confessou mesmo que “nesses momentos o facto de nós podermos estar juntos daqueles que nos vêm na televisão é muito importante para nós e para eles também”, pois “há locais do país em que é tão difícil às vezes alguém ir”.

O programa diário da RTP 1 tem como objetivo dar a conhecer a história, o património, as tradições e lendas de cada terra através da gastronomia, música, festividades locais, desporto e artesanato. Verão Total pretende, mais uma vez, promover Portugal, sendo transmitido pela RTP 1 e RTP Internacional, podendo aqueles que vêem o programa viajar sem sair das suas próprias casas.

O repórter Sérgio Oliveira e o apresentador Carlos Alberto Moniz afirmaram mesmo ao EF que “a RTP só deve fazer este tipo de programas, é a única maneira de darmos a conhecer aos portugueses o seu próprio país” e é “a forma de aproximar os portugueses e mostrar-lhes aquilo que temos de melhor”. Carlos Alberto Moniz acrescentou ainda que “quando se parte para um Verão Total não se pode partir para fazer um programa de televisão, tem que se partir quase como um rosto desta casa que é a RTP”.

Ainda assim, Verão Total integrará a Volta a Portugal, que decorrerá entre os dias 14 e 26 de agosto. Outro dos programas que fará parte da nova grelha é  7 Maravilhas – Praias de Portugal.

Apresentado por Luísa Barbosa e João Baião, entre os meses de junho e agosto, pretende apelar ao voto da população nas melhores praias portuguesas, dando a conhecer, no final, as 21 praias finalistas. A equipa não só é composta pelos dois apresentadores acima referidos, como contará também com Helena Coelho, Adriane Garcia e Sérgio Oliveira. Esta digressão decorrerá maioritariamente aos fins-de-semana, com a realização de programas especialmente dedicados a cada uma das praias finalistas, transmitidas pela RTP, televisão oficial das 7 Maravilhas – Praias de Portugal.

Foram ainda apresentadas à imprensa um conjunto de outras iniciativas a ser levadas a cabo pela estação, com atenção especial ao Movimento Olímpico, sobre os Jogos Olímpicos, uma emissão que vai explorar alguns centros de rendimento das diferentes modalidades para reforçar o evento, tendo em conta que a RTP é o canal responsável pela transmissão deste. Foi inclusive avançada a realização de um evento de despedida da equipa olímpica portuguesa, no Pavilhão Atlântico, a realizar no dia 8 de julho.

Também sobre os Festivais de Verão foram avançadas algumas novidades, nomeadamente por a RTP ser, pela primeira vez, a televisão oficial do Optimus Alive!. Algumas emissões especiais ficarão reservadas para este tipo de atividades, a cargo de programas como 5 para a Meia -Noite e numa operação mista com o projeto Academia RTP.

Em julho, estreará também o programa Top Chef, à imagem de MasterChef, também este conduzido por Sílvia Alberto. Esta nova aposta diferencia-se do programa já emitido no canal por reunir personalidades qualificadas para as artes da gastronomia.

por Sara Cardoso e Carolina Cebola