Ausentes dos palcos portugueses desde 2010, acompanhados, na altura, pelos nova-iorquinos Sick Of It All, aquando da sua última incursão pelo estúdio, de que resultou a gravação do longa-duração Empire, um dos principais bastiões do hardcore, oriundo da cidade que nunca dorme, retorna à Lusitânia, munido de grandes clássicos do movimento, como Hardcore Still Lives, Set It Off ou Nuestra Familia, com que granjearão os fanáticos do 2step. Dia 21, No Santiago Alquimista, os Madball sobem ao palco, ombreados pelos Devil In Me e os Steal Your Corwn.

Para iniciar as festividades, uma das bandas fundadoras da sonoridade urbana mai agressiva, que vem representar as ruas da Margem Sul. Os Steal Your Crown, compostos por Dice e Gil na voz, Fred no baixo, Bafo na bateria, Kolde e Vynn nas guitarras, estão largamente imbuídos da parafernália temática da realidade nova-iorquina, lutando pela união do movimento, pela importância da família, dos amigos, pela necessidade de coesão das massas para o triunfo das vontades. Estão a preparar o seu primeiro registo de longa duração, intitulado de Thrones Of Infamy, apesar do já longo historial de EPs e splits.

De seguida, o quinteto português Devil In Me, que se vem afirmando no panorama nacional como um dos mais coesos colectivos da música pesada, tendo um post hardcore mais melódico e pungente como estandarte. Já experientes nestas lides, após tocarem com bandas como Tara Perdida, Comeback Kid, Napalm Death ou Sick Of It All e terem estado, recentemente, no festival Rock In Rio, vêm presentear os aficionados com The End, o seu mais recente trabalho, que se segue a Born To Lose e Brothers In Arms.

Para finalizar, em tempos um projecto à parte dos membros de Agnostic Front, revelou-se como um elemento fundador do ideário hardcore nova-iorquino, unindo a comunidade latina e a comunidade underground, dos bairros degradados da Big Apple. Os Madball, criados em 1988, contam agora com Freddy “Madball” Cricien na voz, Hoya Roc no baixo, Mitts na guitarra e Igor Wouters na bateria, que prometem trazer, à cidade do Tejo, a comunhão dos colectivos, envolta na raiva de quem não é ouvido pelo sistema.

O evento é promovido pela companhia Xuxa Jurássica, uma iniciativa deveras louvável, uma vez que as bandas nacionais se encontram em crescimento exponencial, deflagrando os concertos e as gravações, uma evolução notável e só possível com o apoio das promotoras.

Será ainda transmitido no local dos concertos o jogo Portugal x República Checa, a partir das 19h30, cuja entrada para assistir ao jogo é gratuita.

Horários dos concertos
STEAL YOUR CROWN: 22h00 – 22h25
DEVIL IN ME: 22h40 – 23h15
MADBALL: 23h30 – 00h30