O Espaço Nimas, em Lisboa, recebe já nos próximos dias 22, 23 e 24 de junho um ciclo dedicado ao cineasta David Cronenberg. Com Cosmopolis, o seu último filme (com produção portuguesa), ainda nos cinemas, nada melhor do que recordar alguns outros títulos da filmografia do realizador. Uma História de Violência, Crash, ExistenZ e Promessas Perigosas foram os escolhidos para esta homenagem ao “Barão de Sangue”.

A abrir o ciclo está Uma História de Violência, filme nomeado para dois Óscares da Academia (Melhor Ator e Melhor Argumento Adaptado). Já Crash, vencedor do Prémio Especial do Júri no Festival de Cannes e um dos títulos mais incontornáveis do realizador canadiano, passa no Nimas dia 23. O filme é uma adaptação do romance de J.G. Ballard, que conta com interpretações de James Spader e Holly Hunter, e leva-nos numa viagem demencial por conceitos como o desejo sexual, o erotismo, a morte e a autodestruição.

No último dia, 24 de junho, chega  ExistenZ, que venceu um Urso de Prata no Festival de Berlim, protagonizado por Jude Law e Jennifer Jason-Leigh, e Promessas Perigosas encerrará a homenagem, no mesmo dia.

Aqui ficam os horários dos filmes:

22 junho, 21h30
UMA HISTÓRIA DE VIOLÊNCIA – M/16
(projeção 35mm)

23 junho, 18h e 21h30
CRASH – M/18

24 junho, 18h
EXISTENZ – M/16

24 junho, 21h30
PROMESSAS PERIGOSAS – M/16
(projeção 35mm)

Inês Moreira Santos