Emergências 2012 – Exposição de Arte Contemporânea Experimental chega a Guimarães no próximo sábado. E vem para ficar. Ganha casa vimaranense na Fábrica Asa até 2 de setembro deste ano.

Integrada na programação de Arte & Arquitectura da Capital Europeia da Cultura 2012, esta é uma exposição que pretende aliar a ciência e a tecnologia à arte. Apresenta peças de 20 artistas nacionais e internacionais, selecionadas por Marta de Menezes, pioneira na bioarte, uma prática artística que vai buscar inspiração à biologia, procurando provar que é possível fazer nascer arte através das novas tecnologias.

Esta mostra artística utiliza meios que incorporam desde processos químicos a fenómenos físicos e biológicos, incluindo ainda a electrónica e a informática, assim como ambientes virtuais e peças de NetArt. As obras que prometem abrir bocas de espanto contam com a contribuição de componentes como vírus informáticos e biológicos e até com a utilização de cristais de gelo do tempo dos dinossauros.

Emergências 2012 é uma produção da Cultivamos Cultura e apresenta-se essencialmente como uma mostra de profunda descoberta sensorial provocada pelas dicotomias apesentadas: a luz e as trevas, o som e o silêncio, o movimento e a inação.

A inauguração com entrada livre está marcada para amanhã, dia 16 de junho pelas 22 horas. Uma vez inaugurada, a exposição estará de portas abertas até 2 de setembro às segundas e quartas das 10h00 às 20h00 e de quinta a domingo das 10h00 às 22h00.

Mais informações estão disponíveis a pouca distância em http://emergencias2012.net/ e http://www.facebook.com/Emergencias2012.