O arranque da Seleção Nacional no Campeonato da Europa foi líder de audiências. A partida sentou frente aos ecrãs da RTP1 mais de três milhões de telespectadores, que quase festejaram um golo nacional, mas acabaram por ter de assistir à derrota, por 1-0, contra a seleção alemã.

Os dados da GfK avançados por A Televisão informam que a estação pública alcançou, com esta partida, 32,4 pontos de audiência média e 68,3% de share. Estes números, de liderança absoluta, deixaram para trás SIC e TVI, que com o Jornal da Noite e o Jornal das 8 não foram além de 2,7 pontos de audiência média e 5,5% de share e 4,2 pontos de audiência e 8,7% de share, respetivamente.

Nas audiências do dia, a estação pública liderou com 26,4% de share, deixando para trás a TVI, que registou 18,8% e a SIC, que não foi além dos 16,5. A RTP2 registou 2,7 e a TV por Subscrição marcou 24,6. Outros ficaram com 11%.

Nuno Santos, diretor de informação da RTP, revela que a diferença foi mais dilatada nos números da Marktest: «A RTP lá ganhou o dia nas contas da GfK, mas com valores mais baixos do que registou na medição Marktest aceite por TVI e RTP», afirmou no Twitter.