As salas de cinema nacionais recebem, esta semana, cinco estreias: do drama, à comédia, passando pela ação/aventura e pela fição científica. Neste último género, encontramos a escolha do Espalha-Factos para Estreia da Semana: Prometheus. Analisamos ainda o box office da semana passada.

Prometheus, realizado por Ridley Scott (Alien, Gladiador), é um filme de ficção científica que Scott quis “o mais agressivo que conseguisse”. Filmado entre o Canadá, Reino Unido, Espanha e Islândia, Prometheus traz-nos a história de uma expedição espacial em busca do maior de todos os segredos. Esta busca torna-se num desafio à perseverança e sobrevivência da tripulação quando confrontada com um pesadelo como a humanidade nunca viu. No elenco constam nomes como Charlize Theron (Monster – Desejo Assassino), Guy Pearce (O Discurso do Rei), Michael Fassbender (Um Método Perigoso), e Noomi Rapace (Sherlock Holmes: o Jogo das Sombras).

Outra estreia desta semana, Apanha-me esse Gringo, uma ação/aventura de Adrian Grunberg, conta-nos a história de Driver, que não está a ter um grande dia e nada promete que fique melhor. Com o golpe de milhões que acabou de dar, poderia começar a pensar numas descansadas férias de verão, não tivesse esta hipótese ido parar – literalmente – a Sul da fronteira. Ao mesmo tempo que se vê envolvido numa perseguição a alta velocidade com a Patrulha de Fronteira dos EUA e com um corpo a esvair-se em sangue no banco de trás do seu carro, Driver vai de encontro à divisória que separa os dois países, acabando por parar apenas no México. Mel Gibson, no principal papel, junta-se a Bob Gunton, entre outros, no elenco.

As Neves de Kilimanjaro marca outras das estreias para esta semana. Um drama realizado por Robert Guédiguian tem como enredo o desmoronar da vida de Michel e Marie-Claire depois de um assalto de dois homens armados e mascarados, que lhes levam tudo. O choque será ainda mais violento quando souberem que esta brutal agressão foi organizada por um dos jovens operários da sua comunidade. Adrien Jolivet, Gérard Meylan, entre outros atores franceses, fazem parte do elenco.

Outra estreia, Rampart – O Renegado, um drama de Oren Moverman, conta-nos a história de Dave Brown, um veterano de guerra do Vietname e polícia, que apanhado em flagrante, por uma câmara, a espancar um suspeito, acaba envolvido numa espiral pessoal e emocional, simultaneamente selando o seu destino ao recusar modificar o seu comportamento face aos acontecimentos recentes e à luz de um escândalo de corrupção no seu departamento. Do elenco fazem parte Woody Harrelson, Ben Foster, entre outros.

Por fim, chega-nos uma comédia dinamarquesa, SuperClássico. Realizado por Ole Christian Madsen, o filme conta-nos a história de um casal que está prestes a divorciar-se. A mulher foi para a Argentina e conheceu um jogador de futebol do Boca Juniors, o seu marido parte com o filho da Dinamarca, onde vivem, com destino a Buenos Aires, com o objetivo de tratar do divórcio. O marido, ao chegar a Buenos Aires, fica surpreendido com a vida que a sua mulher leva, cheia de ostentação, por ser casada com um jogador de futebol. Sebastián Estevanez, Paprika Steen, entre outros atores, constam no elenco.

Apresentamos-te o trailer oficial da nossa Estreia da Semana, legendado em português:

BOX OFFICE

Na semana de 31 de maio a 6 de junho, a estreia de A Branca de Neve e o Caçador, de Rupert Sanders, levou-o ao primeiro lugar no raking do box office nacional com uma receita bruta de 385.065,81 euros, tendo atraído 76.208 espectadores. Segue-se O Ditador, de Larry Charles, com 174.277,21 euros de receita bruta e 33.962 espectadores, estando na sua terceira semana de exibição nacional. A fechar o pódio, temos MIB – Homens de Negro 3, de Barry Sonnenfeld, que arrecadou esta passada semana 96.383,99 euros e 16.715 espectadores na sua segunda semana de exibição. Todos os detalhes do box office nacional podem ser consultados aqui.