A programação dos canais RTP de sábado e domingo vai ser preenchida pelo mote “vamos descobrir, portugueses!”. A informação da RTP liderada por Nuno Santos prepara-se para emitir Portugal No Mundo, uma série de programas especiais que irão para o ar entre o dia 9 e 10 de junho.

Através da RTP1, RTP Madeira, RTP Açores, RTP Internacional e a RTP Informação, a redação da estação pública irá “unir o país desde o ponto mais distante de África ao mais povoado das Américas”, como afirma a nota de imprensa enviada. A partida dar-se-à no jogo de Portugal contra a Alemanha que será emitido sábado ao final da tarde. Este será o jogo de estreia da Seleção Nacional de Futebol no Europeu 2012.

A emissão especial Portugal No Mundo promete descobrir “pessoas que lutaram por uma vida melhor e que alcançaram o sucesso em Portugal e no Mundo”. Para cumprir a premissa, Nuno Santos – diretor da informação da RTP – enviou repórteres especiais para variados lugares do mundo. Na Ucrânia, onde se realiza o Euro 2012, estão já os jornalistas Hélder Condutor e Hugo Gilberto. Em Nova Iorque vamos contar com João Adelino Faria, em Paris com Paulo Dentinho, em Londres com Hélder Silva, em Luanda com Paulo Catarro, em Moçambique com Ricardo Mota, na Alemanha com António Esteves Martins e no Rio de Janeiro com João Pacheco Miranda.