O último dia do mês de maio fica marcado pela estreia de seis novas produções nos cinemas portugueses. Numa semana dominada pela comédia e pelo thriller, o Espalha-Factos destaca, como Estreia da Semana, o drama que trouxe Robert Pattinson e David Cronenberg a Portugal: Cosmopolis. Apresentamos ainda o Box Office da semana passada.

Cosmopolis, baseado num romance homónimo de Don Dellilo, conta a história de Eric, um bilionário de 28 anos que viaja pela cidade numa limusine para ir cortar o cabelo. O dia não e o melhor para o fazer: o Presidente está de visita a Nova Iorque e, durante 24 horas, mudanças acontecem na vida de Eric. David Cronenberg regressa, depois de Um Método Perigoso, com um argumento seu e um elenco estrelado, encabeçado pelo Edward da saga Twilight, Robert Pattinson. Mathieu Amalric, Juliette Binoche, Jay Baruchel, Paul Giamatti, entre outros, compõem o elenco. O Espalha-Factosviu o filme.

A Branca de Neve e o Caçador, protagonizado por Kristen Stewart, é outra das estreias desta semana. Na nova versão do conto, a heroína aprende as artes da guerra com um caçador para enfrentar a rainha má, que quer ser a mulher mais bela de todas. O filme de ação, com realização de Rupert Sanders, conta também com Charlize Theron, Chris Hemsworth e Ian McShane nos principais papéis.

A quinta-feira prossegue com duas estreias animadas: uma versão a três dimensões do filme da Disney A Bela e o Monstro, de Gary Trousdale e Kirk Wise, e Um Monstro em Paris. O segundo é um filme de animação francês, de 2011, realizado por Bibo Bergeron, passado em Paris em 1910. Os criadores do monstro, que está a semear o pânico pela capital francesa, procuram resgatá-lo e mostrar ao mundo que ele merece ser salvo.

Restam duas estreias da semana, um thriller e uma comédia. Lockout – Máxima Segurança, com argumento de Luc Besson e do realizador James Mather, retrata a visita da filha do Presidente dos EUA a uma prisão experimental no espaço, rebentando um motim que a torna refém dos prisioneiros. Guy Pearce, Maggie Grace, Peter Stormare, entre outros, protagonizam o filme. Por fim, de Itália chega-nos a comédia Fêmeas contra Machos: A Guerra dos Sexos – Parte 2. Fausto Brizzi realiza o filme, sobre uma série de relações entre homens e mulheres.

O trailer do filme da semana:

Box Office

No Box Office da semana de 24 a 30 de maio, o primeiro lugar é ocupado pela comédia O Ditador, de Larry Charles, na segunda semana em exibição, com 229.714,56 euros de receita bruta e 45312 espectadores. Seguem-se, na tabela, MIB – Homens de Negro III, com entrada direita para o segundo lugar; Sombras na Escuridão, Os Vingadores e Amigos Improváveis, que se mantêm no top após 36 e 63 dias, respetivamente. A fechar o top 10 está Os Piratas!, em 44 ecrãs nos cinemas nacionais. A lista completa pode ser consultada aqui.