O ex-guitarrista dos Red Hot Chili Peppers, que já conta com dez álbuns a solo no seu extenso reportório, anunciou no seu website que irá lançar, ainda este ano, dois novos trabalhos.

A 17 de julho sairá um EP intitulado Letur-Lefr e o álbum, PBX Funicular Intaglio Zone, tem data de lançamento marcada para 25 de setembro.

Frusciante considera que a sua música pertence ao synth pop progressivo, conforme se lê no comunicado que publicou no seu site, “o que não diz nada sobre a maneira como a música soa, mas que descreve a sua abordagem básica“, acrescenta Frusciante.

Relativamente às diferenças entre os dois trabalhos, John diz que Letur-Lefr é uma compilação de canções gravadas em 2010, enquanto PBX Funicular Intaglio Zone foi concebido e gravado como um álbum. Como se fosse uma ponte entre os dois lançamentos, Frusciante vai tornar pública a canção Walls and Doors antes de lançar PBX Funicular Intaglio Zone, canção, nas suas palavras, “que apontou o caminho para o PBX sete meses antes, quando foi gravada“.

Frusciante tocou todos os instrumentos, deu a voz e produziu inteiramente ambos os trabalhos.

PBX Funicular Intaglio Zone é o décimo primeiro álbum a solo de John Frusciante. O seu último álbum, The Empyrean, foi lançado em 2009 e obteve ótimas críticas. Nesse mesmo ano, Frusciante deixava, amigavelmente, os Red Hot Chili Peppers.