Cosmopolis traz a Portugal algo pouco comum por cá: uma antestreia com direito a redcarpet. O filme de David Cronenberg com produtor português traz esta noite às duas antestreias de Lisboa o realizador e o ator principal, Robert Pattinson. A manhã foi reservada à imprensa

O Centro Cultural de Belém, um dos palcos da antestreia de hoje, recebeu o produtor Paulo Branco, David Cronenberg e Robert Pattinson para uma conferência de imprensa, pouco passava das 11h00. Portugal é o primeiro país que visitam após o final do Festival de Cannes, onde teve lugar a antestreia mundial de Cosmopolis. Simpáticos, realizador e protagonista responderam a questões sobre o filme, sempre com muito sentido de humor. Falaram sobre as filmagens, os outros atores e argumento.

Pattinson encarna aqui uma personagem que se distancia da que o tornou famoso, Edward Cullen, da saga Twilight. Isso poderia trazer algumas dúvidas quanto à escolha do ator para protagonizar Cosmopolis. Contudo, David Cronenberg parece não ter tido dúvidas. O realizador aponta-o como “a pessoa certa para o papel”.

E se um filme de Cronenberg chama muitos cinéfilos, o facto de Robert Pattinson ser protagonista arrasta consigo uma legião de fãs. À hora da conferência de imprensa, enquanto se preparava a passadeira vermelha, algumas fãs já aguardavam no local, “reservando” lugar para a noite. Tudo para ver Pattinson. Algumas pernoitaram junto ao CCB, outras chegaram cedo com medo da enchente que, por volta das 12h30, ainda não se registava.

Vânia, Inês e Cátia chegaram por volta das 11h00 e estavam ali para ver e, porque não, tentar falar com Robert Pattinson, de quem são fãs desde a sua participação em Harry Potter e o Cálice de Fogo, como Cedric Diggory. Duas delas já foram a Madrid de propósito para ver o ator. Já RitaElisabete, Andreia e Catarina chegaram às 8h00 ao CCB com o mesmo intuito. As expetativas de todas elas estão muito elevadas para Cosmopolis.

As antestreias com a presença de Cronenberg e Pattinson acontecem hoje às 20h00 no Centro Cultural de Belém e às 22h00 no Cinema Monumental.

Cosmopolis estreia no cinema na próxima quinta-feira, 31 de maio, e poderá em breve ler a crítica no Espalha-Factos.

Inês Moreira Santos *com Renata Curado